Buscar

O historiador Francisco Cosentino explica no trecho acima qual era a importância do governador-geral na administração da América portuguesa. Escolh...

O historiador Francisco Cosentino explica no trecho acima qual era a importância do governador-geral na administração da América portuguesa. Escolha a alternativa que melhor descreve como funcionava o governo na colônia portuguesa.
A) A Igreja tinha predominância na administração da América portuguesa, ficando estabelecido que o bispo de Salvador respondia diretamente ao rei e repassava as ordens vindas da Coroa para governadores-gerais e capitães mores de todo o território.
B) Os ouvidores-gerais enviados para a América portuguesa eram responsáveis pelo governo e pela arrecadação dos impostos, repassando os valores para o governador-geral, que os enviava para Portugal. Os provedores tinham como função aplicar a lei e cuidar de sentenças e prisões, remetendo à Coroa os casos mais graves.
C) O governador-geral era responsável por colocar em prática as ordens vindas de Portugal, também ficava a cargo da defesa interna e externa e poderia atuar nas questões de arrecadação; o provedor-mor era responsável pela administração da Fazenda; o Ouvidor-geral tinha a função de aplicar a lei na América portuguesa.
D) O vice-rei estava no posto máximo do governo, se submetendo a ele todos os outros oficiais da América portuguesa, como os governadores-gerais. Os ouvidores e provedores eram responsáveis respectivamente pela justiça e pela arrecadação dos tributos.
E) O governador-geral era enviado para a América portuguesa e possuía liberdade para fazer leis e viajar pelo território para conferir como suas ordens estavam sendo aplicadas. Ele contava com o auxílio dos provedores e ouvidores na tarefa de arrecadar impostos e aplicar a lei, respectivamente.

Essa pergunta também está no material:

2
4 pág.

História do Brasil I Centro Universitário do NorteCentro Universitário do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. O governador-geral era responsável por colocar em prática as ordens vindas de Portugal, também ficava a cargo da defesa interna e externa e poderia atuar nas questões de arrecadação; o provedor-mor era responsável pela administração da Fazenda; o Ouvidor-geral tinha a função de aplicar a lei na América portuguesa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais