Buscar

A contadora da T´Oteal, subsidiária brasileira de uma importante marca mundial de cosméticos femininos, viu-se em uma situação um tanto inusitada. ...

A contadora da T´Oteal, subsidiária brasileira de uma importante marca mundial de cosméticos femininos, viu-se em uma situação um tanto inusitada. Ao analisar uma nota fiscal, viu que o departamento de serviços e manutenção resolveu instalar “janelas inteligentes” na sede própria da T´Oteal, que fica em um sofisticado bairro semirresidencial de São Paulo. Na verdade, a sede ficava em uma enorme casa, que no passado serviu como residência de um famoso industrial. Essas janelas tinham um valor elevado e como cumpriam funções muito sofisticadas, resolveu não registrar as janelas inteligentes como uma despesa de manutenção (pela troca das janelas, que estavam em mau estado) e passou a considerá-las como um equipamento dentro do prédio, passível de depreciação por outros critérios que não o do próprio prédio. A atitude dessa contadora, de acordo com o CPC 27 (ativo imobilizado), pode ser considerada:

a. Incorreta, uma vez que, como o equipamento foi incorporado ao imóvel, o correto seria depreciar o imóvel como um todo e não o equipamento em si.
b. Incorreta, mas justificável. A contadora deve controlar as janelas inteligentes separadamente, porém utilizando o mesmo critério que utiliza para a depreciação do imóvel, uma vez que estará incorporado a ele.
c. Está correta, mas não há nada no CPC que oriente a esse respeito, portanto, seria injustificada.
d. Uma atitude coerente. Como as janelas têm um valor elevado e como têm uma função específica, servindo na realidade como equipamento multifuncional, é necessário de acordo com o CPC 27 utilizar um controle de depreciação separado.
e. Um controle de depreciação separado é importante nesse caso, mas o que o CPC 27 orienta é que os contadores devem sempre observar o menor custo para a empresa, portanto, não se justifica o cálculo da depreciação nesse caso.

Essa pergunta também está no material:

Questionário Unidade II - Ciências Contábeis Integrada
14 pág.

Contabilidade Integral Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: d. Uma atitude coerente. Como as janelas têm um valor elevado e como têm uma função específica, servindo na realidade como equipamento multifuncional, é necessário de acordo com o CPC 27 utilizar um controle de depreciação separado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais