Buscar

Cada placa tectônica é limitada por uma combinação de limites convergentes, divergentes ou transformantes. Elas se movem em direção uma da outra, a...

Cada placa tectônica é limitada por uma combinação de limites convergentes, divergentes ou transformantes. Elas se movem em direção uma da outra, ao longo de suas margens ou até mesmo uma sob a outra. É também ao redor dos limites que ocorrem as atividades geológicas mais intensas do planeta, como o vulcanismo, os sismos e a orogênese. Sobre os três tipos básicos de limites de placas tectônicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Limites conservativos ou transformantes: as placas deslizam uma sobre a outra, lateralmente, sem destruição ou geração de crostas, como é o caso da falha de San Andreas. A Placa do Pacífico se desloca para o norte em relação à Placa Norte-Americana.
( ) Limites divergentes: ocorre a formação de nova crosta quando as dorsais marinhas se aproximam umas das outras.
( ) Limites convergentes: ocorre a colisão das placas litosféricas, sendo que a mais densa submerge sob a outra, ocorrendo fusão parcial da zona submergida. É um limite construtivo, como ocorre na Cordilheira dos Andes, onde a placa de Nazca submerge sob a placa Sul-Americana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - F - V.
B V - V - F.
C V - F - F.
D F - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação 1 - Individual - Elementos de Mineralogia e Geologia (ECE04)
5 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: B) V - V - F.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais