Logo Passei Direto
Buscar
Vazão mássica é, por definição, a quantidade de fluído, em massa, que escoa pela área de seção transversal da tubulação ao longo de um intervalo de tempo. Uma bomba de esgoto drena uma fossa de 5 m³ de lama (densidade: 1800 kg/m³), no intervalo de tempo de 25 minutos. Qual a vazão volumétrica mássica da bomba?

A 5 kg/s.
B 6 kg/s.
C 7 kg/s.
D 8 kg/s.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para calcular a vazão mássica, precisamos primeiro encontrar a massa do fluido e depois dividir pelo tempo. 1. Calcular a massa da lama: - Volume da lama = 5 m³ - Densidade da lama = 1800 kg/m³ - Massa = Volume × Densidade = 5 m³ × 1800 kg/m³ = 9000 kg 2. Calcular o tempo em segundos: - Tempo = 25 minutos = 25 × 60 = 1500 segundos 3. Calcular a vazão mássica: - Vazão mássica = Massa / Tempo = 9000 kg / 1500 s = 6 kg/s Portanto, a vazão mássica da bomba é 6 kg/s. A alternativa correta é: B 6 kg/s.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para calcular a vazão mássica, podemos usar a fórmula: Vazão mássica = (massa do fluido) / (tempo) Primeiro, precisamos calcular a massa de lama que foi drenada. A massa pode ser encontrada usando a fórmula: massa = volume x densidade Substituindo os valores conhecidos, temos: massa = 5 m³ x 1800 kg/m³ massa = 9000 kg Agora, podemos calcular a vazão mássica: Vazão mássica = 9000 kg / 25 min Vazão mássica = 360 kg/min Para converter para kg/s, dividimos por 60 (já que 1 minuto é igual a 1/60 de um minuto): Vazão mássica = 360 kg/min ÷ 60 Vazão mássica = 6 kg/s Portanto, a resposta correta é: B) 6 kg/s

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na análise do sistema de escoamento de fluidos em tubulações, as perdas de pressão normalmente são expressas em termos da altura equivalente da coluna de fluido, chamada de perda de carga (hL). Com base nos conceitos envolvendo o cálculo de perda de carga ou queda de pressão no escoamento, analise as sentenças a seguir:
I- A perda de carga é causada pela viscosidade e está relacionada diretamente à tensão de cisalhamento na parede do tubo.
II- A perda de carga representa a altura adicional a que o fluido precisa ser elevado por uma bomba para superar as perdas por atrito do tubo.
III- Depois que a queda de pressão (ou perda de carga) for conhecida, a potência de bombeamento necessária para superar a perda de energia do fluido pode ser determinada.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.

O diagrama de Moody é um dos diagramas mais utilizados na Engenharia. Ele apresenta o fator de atrito de Darcy para o escoamento em um tubo como uma função do número de Reynolds e de rugosidade relativa em um amplo intervalo. Com base neste conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os valores de rugosidade equivalentes da maioria das tubulações comerciais são para tubos novos e a rugosidade relativa desses tubos pode aumentar com o uso.
II- A corrosão do material do tubo, o acúmulo de resíduos na superfície interna (incrustações) e a precipitação de substâncias insolúveis são fatores que aumentam a rugosidade média da tubulação.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
C As asserções I e II são proposições falsas e a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
D A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Dois reservatórios cúbicos de 10 m e 5 m de aresta são enchidos por água proveniente de uma mesma tubulação em 500 s e 100 s, respectivamente. Determine a velocidade da água na tubulação, sabendo que o seu diâmetro é 1,0 m, e assinale a alternativa CORRETA:

A 4,13 m/s.
B 4,47 m/s.
C 5,23 m/s.
D 5,43 m/s.

A equação de Bernoulli representa a conservação de energia aplicada a uma partícula de fluido e pode ser aplicada em um escoamento em regime permanente. Com base nos conceitos envolvendo a equação de Bernoulli, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A equação de Bernoulli é aplicada entre quaisquer dois pontos do escoamento sobre a mesma linha de corrente.
Quando a velocidade do escoamento aumenta, a pressão piezométrica aumenta ao longo de uma linha de corrente.
A carga hidráulica total no escoamento é constante ao longo de uma linha de corrente. Isto significa que a energia é conservada à medida que uma partícula de fluido se move ao longo de uma linha de corrente.
A F - F - F.
B V - V - F.
C F - V - V.
D V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina