Buscar

Em relação aos crimes contra a pessoa, julgue os próximos itens. 72 O crime de lesão corporal leve cometido em situação de violência doméstica não ...

Em relação aos crimes contra a pessoa, julgue os próximos itens.
72 O crime de lesão corporal leve cometido em situação de violência doméstica não configura um tipo penal autônomo, mas uma qualificadora do delito de lesão corporal, em decorrência da relação havida entre os sujeitos ativo e passivo do delito.
73 Constitui crime de calúnia imputar um fato ofensivo à reputação de uma pessoa, de modo a atingir a sua honra objetiva, consumando-se o delito quando a vítima toma conhecimento da imputação.
JUSTIFICATIVA - CERTO. O crime de lesão corporal leve em situação de violência doméstica não é autônomo, e a circunstância é qualificadora do delito de lesão corporal, e não uma majorante. As circunstâncias qualificadoras do delito referem-se às relações domésticas ou familiares, de modo a alterar a pena abstrata no tipo penal do art. 129 do Código Penal.
JUSTIFICATIVA - ERRADO. A calúnia se configura quando se imputar falsamente a alguém fato definido como crime. A imputação de um fato ofensivo à reputação de uma pessoa configura difamação. Os crimes de calúnia e de difamação atingem a honra objetiva e se consumam quando terceiros, e não a vítima, tomam conhecimento da imputação.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de prova PCDF - 2021
17 pág.

Prova Objetivo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais