Buscar

Respostas: 1º R: Varias são as posições frente a noção de desenvolvimento sustentável. De acordo com o Relatório de Brundtland, desenvolvimento su...

Respostas:

1º R: Varias são as posições frente a noção de desenvolvimento sustentável. De acordo com o Relatório de Brundtland, desenvolvimento sustentável é ” aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”. Apesar de sofrer alguns questionamentos, ainda assim me localizo no Relatório de Brundtland por ser o mas actuante diante da irreversibilidade das consequências dos problemas ambientais actuais. Justificativa: Relatório de Brundtland parte de uma visão complexa das causas dos problemas socioeconómicos e ecológicos da sociedade global. Sublinha a interligação entre economia, tecnologia, sociedade e politica, e chama atenção para uma nova atitude ética, caracterizada pela responsabilidade pelas gerações futuras e pelos membros contemporâneos da sociedade actual ( BRUSEKE,1998). Diante desta afirmação, podemos afirmar que a deterioração do meio ambiente é um dos maiores problemas da actualidade. Pois, a mudanças em um único elemento da ecologia terrestre podem afectar todo o habitat natural inclusive no âmbito económico, afectando os recursos naturais e matérias-primas de produção de bens e serviços. O facto de o meio ambiente sempre ter sido considerado um recurso abundante e classificado na categoria de bens livres, ou seja, daqueles bens para os quais não há necessidade de trabalho para sua obtenção, dificultou a possibilidade de estabelecimento de certo critério em sua utilização e tornou disseminada a poluição ambiental, passando a afetar a totalidade da população, através de uma apropriação socialmente indevida do ar, da água ou do solo. (Donaire, 1999, p 39). Com esta afirmação, cabe a sociedade em geral definir políticas que visam a criação de condições básicas necessárias para um Desenvolvimento Sustentável, tendo em conta valores, condutas e acções concretas para a promoção de uma sociedade justa e igualitária, onde todos tenham a oportunidade e necessidades básicas garantidos considerando a preservação do meio ambiente e da biodiversidade para que as futuras gerações possam desfrutar de condições iguais ou melhores que as actuais.
2º R: Tendo é conta os vários conceitos e definições de Desenvolvimento Sustentável, que eu acho sendo conceitos unânimes não suprimiria nem adicionaria qualquer aspecto que viesse contaria o conceito de Desenvolvimento Sustentável. JUSTIFICATIVA: Porque o Desenvolvimento Sustentável pode ser analisado como um (meta) conceito e com seus processos, e assinala um horizonte no qual se situa uma cidadania mais preocupada e consciencializada. Pois constitui um conceito que gera todo um campo de reflexão e conhecimento sobre sim mesmo (dai, estar em permanente evolução), cuja principal característica é aparente consenso que provoca em todo o mundo, ainda que não isento de uma visão crítica. Como assinala Jiménez Herrero (1992), o meta conceito de Desenvolvimento Sustentável tem quatro vantagens: 1. Baseia-se num acordo geral em torno da definição de toda uma série de problemas inter-relacionados e com referência ao contexto no qual se há de buscaras soluções. 2. Trata-se de um conceito de aplicabilidade universal. 3. Implica uma unificação de interesses tradicionalmente contrários. 4. Abre uma trilha de reconciliação entre economia e ecologia, reforçando a estratégia de crescimento económico com base nas transformações em sua estrutura.
3º R: Sim. Eu considero que a geração actual pode garantir a satisfação das necessidades das futuras gerações, desde que cumpra com o conceito do Desenvolvimento Sustentável. Porque, se forem implementados acções sustentáveis que visam a protecção do meio ambiente como: a) Exploração e uso racional de recurso naturais. b) Adoptar prática de reciclagem. c) Não poluir o meio ambiente. d) Uso racional da água.
4º R: Os projectos que eu conheço que tem um enfoque sustentável no âmbito urbano e rural em Angola são: 1. Projecto OTCHIVA. OTCHIVA MANGAIS é um projecto de protecção e restauração das zonas húmidas dos mangais, através de plantação de mangais e de programas de educação ambiental em Luanda, Benguela e Zaire (Angola). 2. Projecto de energia solares em Angola. Os campos foto voltaicas da comuna de Biópio e Baía Farta, enquadram-se no plano “ energia Angola 2025” e têm uma capacidade de 285 mega watts. Estes projectos irão beneficiar inicialmente, mais de dois milhões de pessoas. Do ponto de vista da sustentabilidade, considero que estes projectos tem um enfoque sustentável, porque contribuem para a conservação da biodiversidade marinha e para a preservação do meio ambiente com o pressuposto da redução dos gases de efeito estufa na não utilização das centrais térmicas. A utilização de painéis solar que produzem energia sustentável é um importante passo para a redução do aquecimento global. Pois com estes projectos, o impacto ambiental resultante da sua utilização e manutenção será menor. Estes projectos são sustentáveis porque garante o suprimento das necessidades actuais sem comprometerem as das futuras gerações.

Essa pergunta também está no material:

TRABALHO PRATICO - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
5 pág.

Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável XochicalliXochicalli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais