Buscar

Sobre a quebra do sigilo bancário, julgue as assertivas a seguir: I. Diante da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da intimi...

Sobre a quebra do sigilo bancário, julgue as assertivas a seguir:
I. Diante da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da intimidade, qualquer outra autoridade diferente do juiz, da CPI, do Ministério Público, em caso de procedimento administrativo tendente à defesa do patrimônio público, e das autoridades fiscais, em caso de processo administrativo instaurado, agiria com ilegalidade ou abuso de poder ao decretar a quebra do sigilo bancário.
II. A ilegalidade ou abuso de poder na quebra de sigilo bancário enseja violação ao direito fundamental previsto no art. 5º, X, da CF/1988.
III. A violação ou ameaça do direito fundamental previsto no art. 5º, X, da CF/1988, justifica a impetração de mandado de segurança, em que não se faz a necessidade de comprovação das alegações juntamente com a peça processual, uma vez que o aludido remédio constitucional autoriza dilação probatória.
IV. Para combater a quebra de sigilo bancário, decorrente de ilegalidade ou abuso de poder, é cabível o manejo do habeas corpus.
a. I e III, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. I, II e III.
e. II e III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Teoria Geral do Direito Constitucional U3S3
2 pág.

Direito Constitucional I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as assertivas apresentadas: I. Diante da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da intimidade, qualquer outra autoridade diferente do juiz, da CPI, do Ministério Público, em caso de procedimento administrativo tendente à defesa do patrimônio público, e das autoridades fiscais, em caso de processo administrativo instaurado, agiria com ilegalidade ou abuso de poder ao decretar a quebra do sigilo bancário. - Correta. A quebra do sigilo bancário deve ser decretada por autoridades competentes, conforme descrito. II. A ilegalidade ou abuso de poder na quebra de sigilo bancário enseja violação ao direito fundamental previsto no art. 5º, X, da CF/1988. - Correta. A quebra de sigilo bancário sem fundamentação legal configura violação a direitos fundamentais. III. A violação ou ameaça do direito fundamental previsto no art. 5º, X, da CF/1988, justifica a impetração de mandado de segurança, em que não se faz a necessidade de comprovação das alegações juntamente com a peça processual, uma vez que o aludido remédio constitucional autoriza dilação probatória. - Incorreta. O mandado de segurança exige comprovação das alegações. IV. Para combater a quebra de sigilo bancário, decorrente de ilegalidade ou abuso de poder, é cabível o manejo do habeas corpus. - Incorreta. O habeas corpus não é o instrumento adequado para combater a quebra de sigilo bancário. Portanto, a alternativa correta é: a) I e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais