Buscar

Sobre as diversas tensões presentes na situação política na Europa pós-Reforma e seus efeitos, assinale a alternativa correta: a. O “Saque de Roma”...

Sobre as diversas tensões presentes na situação política na Europa pós-Reforma e seus efeitos, assinale a alternativa correta:
a. O “Saque de Roma” foi o desfecho trágico do momento delicado ao qual haviam chegado as disputas entre as famílias de Valois e Habsburgo. Em retaliação contra o Papa por não ter apoiado o monarca francês em seu momento de maior necessidade, Carlos V ordenou que seus soldados invadissem a cidade e pilhassem o centro da cristandade e as suas riquezas.
b. Embora Carlos V fosse a autoridade máxima dentro do Sagrado Império Romano Germânico, o território era um conglomerado de principados com algumas características feudais onde o imperador legislava sobre questões locais por intermédio dos príncipes. Em questões religiosas, cabia ao Vaticano assegurar a fé católica pela persuasão ou pela força.
c. A Dieta de Wörms de 1521 obrigou a expulsão de Lutero e seus seguidores dos territórios do Império. Tal decisão veio a ser anulada pela Dieta de Espira em 1526, mas recolocada em vigor em 1529. Alguns príncipes e governantes que já haviam assumido a posição luterana não aderiram à nova determinação, e tal atitude os deixou conhecidos como “Protestantes”.
d. Na “confissão de Augsburgo” de 1530 eram apresentados de forma clara os preceitos da fé reformada. O texto foi adotado pelas comunidades da Alemanha que aderiram à nova fé, e os príncipes protestantes formaram em 1531 a “Liga da Escamada”, um governo autônomo que foi instaurado com o rompimento deliberado da Paz de Nuremberg proposta por Carlos V.
e. O sucesso da Reforma não foi devido à força desta como uma frente de oposição à Igreja, mas sim ao conjunto de lutas políticas que assolavam a Europa, principalmente a ameaça dos Turcos Otomanos, o que contribuiu para que a fé católica acabasse se perdendo entre as classes populares, embora fosse mais simples e compreensível do que o credo protestante.

Essa pergunta também está no material:

HISTORIA MODERNA
13 pág.

História Moderna Centro Universitário Cidade VerdeCentro Universitário Cidade Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a. O “Saque de Roma” foi o desfecho trágico do momento delicado ao qual haviam chegado as disputas entre as famílias de Valois e Habsburgo. Em retaliação contra o Papa por não ter apoiado o monarca francês em seu momento de maior necessidade, Carlos V ordenou que seus soldados invadissem a cidade e pilhassem o centro da cristandade e as suas riquezas. b. Embora Carlos V fosse a autoridade máxima dentro do Sagrado Império Romano Germânico, o território era um conglomerado de principados com algumas características feudais onde o imperador legislava sobre questões locais por intermédio dos príncipes. Em questões religiosas, cabia ao Vaticano assegurar a fé católica pela persuasão ou pela força. c. A Dieta de Wörms de 1521 obrigou a expulsão de Lutero e seus seguidores dos territórios do Império. Tal decisão veio a ser anulada pela Dieta de Espira em 1526, mas recolocada em vigor em 1529. Alguns príncipes e governantes que já haviam assumido a posição luterana não aderiram à nova determinação, e tal atitude os deixou conhecidos como “Protestantes”. d. Na “confissão de Augsburgo” de 1530 eram apresentados de forma clara os preceitos da fé reformada. O texto foi adotado pelas comunidades da Alemanha que aderiram à nova fé, e os príncipes protestantes formaram em 1531 a “Liga da Escamada”, um governo autônomo que foi instaurado com o rompimento deliberado da Paz de Nuremberg proposta por Carlos V. e. O sucesso da Reforma não foi devido à força desta como uma frente de oposição à Igreja, mas sim ao conjunto de lutas políticas que assolavam a Europa, principalmente a ameaça dos Turcos Otomanos, o que contribuiu para que a fé católica acabasse se perdendo entre as classes populares, embora fosse mais simples e compreensível do que o credo protestante. A alternativa correta é a letra d. Na “confissão de Augsburgo” de 1530 eram apresentados de forma clara os preceitos da fé reformada. O texto foi adotado pelas comunidades da Alemanha que aderiram à nova fé, e os príncipes protestantes formaram em 1531 a “Liga da Escamada”, um governo autônomo que foi instaurado com o rompimento deliberado da Paz de Nuremberg proposta por Carlos V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais