Buscar

O lançamento de efluentes in natura nos recursos hídricos resulta, além de vários problemas socioambientais, impactos significativos sobre a vida a...

O lançamento de efluentes in natura nos recursos hídricos resulta, além de vários problemas socioambientais, impactos significativos sobre a vida aquática e meio ambiente como um todo. Por exemplo, a matéria orgânica presente nos dejetos ao entrar em um sistema aquático leva a uma grande proliferação de bactérias aeróbicas provocando consumo de oxigênio dissolvido que pode reduzir a valores muitos baixos, ou mesmo extinguir, gerando impactos na vida aquática aeróbica. Têm-se como outros exemplos de impactos a eutrofização, a disseminação de doenças de veiculação hídrica, agravamento do problema de escassez de água de boa qualidade, ecológico, entre outros. efluente precisa ser coletado, tratado e ter um destino adequado. De forma geral, não existe um sistema de tratamento padrão para ser utilizado. Vários fatores irão influenciar na escolha das opções tecnológicas, tais como disponibilidade de área, qualidade desejada microrganismos que a materia organica. U sistema lagoas de estabilização e lagoas aeradas são exemplos de tratamento biológico de efluentes.
I- Os esgotos domésticos, muitos tipos de resíduos industriais, os dejetos agrícolas e especialmente os pecuários, são constituídos preponderantemente de matéria orgânica, elemento que serve de alimento aos seres aquáticos, sejam peixes, bentos, bactérias etc.
II- meio aquático precisa de alimento. porém excesso gera poluição. mesmo alimento que vai fazer proliferar todos os segmentos da vida aquática, resultará em uma enorme taxa de consumo de oxigênio. consumo de oxigênio no ambiente será maior que seu fornecimento, que nas águas vêm pela superfície (ventos e, principalmente, chuvas), e pela produção fotossintética das plantas aquáticas. Muitas vezes, a quantidade de matéria orgânica lançada turva a água a ponto de impedir, pelo sombreamento, a atividade fotossintética. Quando a taxa de oxigênio do meio chega a níveis mínimos, a vida que dele depende, desaparece.
III- I, e III são verdadeiras.
Resposta Selecionada: b. I, e III são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

EST AMB E SANEAMENTO URBANO
1 pág.

Est Amb e Saneamento Urbano Escola Jardim De DeusEscola Jardim De Deus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "b. I, e III são verdadeiras." Isso porque a afirmação I destaca a presença de matéria orgânica nos efluentes, que serve de alimento para os seres aquáticos, mas em excesso pode gerar poluição. Já a afirmação III confirma que as afirmações I e III são verdadeiras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais