Buscar

Sobre a judicialização da desigualdade de gênero no Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa incorreta: A) O Supremo Tribunal Federal recon...

Sobre a judicialização da desigualdade de gênero no Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa incorreta:
A) O Supremo Tribunal Federal reconheceu, na ADI nº 1.946, que a limitação genérica do teto dos benefícios do regime geral de previdência geraria uma situação de discriminação indireta contra mulheres no mercado de trabalho.
B) O Supremo Tribunal Federal afirmou o direito à interrupção do feto anencéfalo, sem qualquer repercussão penal para a mulher nem para os profissionais de saúde que realizassem o procedimento abortivo.
C) O Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou, com efeitos vinculantes, a não recepção da criminalização do aborto pelo Código Penal de 1940 até o terceiro mês de gestação.
D) Apesar de não serem minorias numéricas, as mulheres podem ser consideradas grupos vulneráveis diante da discriminação de gênero histórica a que foram sujeitas.
E) Em julgamento não vinculante proferido em habeas corpus, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal afastou as repercussões penais do aborto realizado em gestante que não havia concluído o primeiro trimestre de gestação.
A decisão do Supremo Tribunal Federal, que afastou as consequências penais da interrupção de gestação no primeiro trimestre, foi tomada em caso individual e proferida por órgão fracionário. Portanto, não se trata de decisão vinculante.

Essa pergunta também está no material:

Direitos Humanos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) O Supremo Tribunal Federal reconheceu, na ADI nº 1.946, que a limitação genérica do teto dos benefícios do regime geral de previdência geraria uma situação de discriminação indireta contra mulheres no mercado de trabalho. - Esta afirmação está correta. B) O Supremo Tribunal Federal afirmou o direito à interrupção do feto anencéfalo, sem qualquer repercussão penal para a mulher nem para os profissionais de saúde que realizassem o procedimento abortivo. - Esta afirmação está correta. C) O Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou, com efeitos vinculantes, a não recepção da criminalização do aborto pelo Código Penal de 1940 até o terceiro mês de gestação. - Esta afirmação está correta. D) Apesar de não serem minorias numéricas, as mulheres podem ser consideradas grupos vulneráveis diante da discriminação de gênero histórica a que foram sujeitas. - Esta afirmação está correta. E) Em julgamento não vinculante proferido em habeas corpus, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal afastou as repercussões penais do aborto realizado em gestante que não havia concluído o primeiro trimestre de gestação. - Esta afirmação está correta. Portanto, todas as alternativas estão corretas. Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais