Buscar

Nas comercializações internacionais, os países utilizam barreiras para proteger os produtos domésticos com relação aos produtos importados. No atua...

Nas comercializações internacionais, os países utilizam barreiras para proteger os produtos domésticos com relação aos produtos importados. No atual cenário do comércio internacional, é fundamental que esforços sejam desenvolvidos no sentido de aumentar significativamente a participação das exportações brasileiras no mercado mundial. Para atingir este objetivo, é necessária a identificação das barreiras às exportações incidentes sobre os produtos brasileiros, de forma que possam ser objeto das negociações internacionais que visam à eliminação dos obstáculos comerciais. As barreiras tarifárias são de ampla divulgação, visto que constam nos compromissos assumidos em foros internacionais. Embora não haja uma definição precisa para barreira comercial, esta pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior. As tarifas incidentes, na entrada da mercadoria a ser importada, são classificadas como barreiras ao comércio. Disserte sobre as barreiras tarifárias, as barreiras não tarifárias, as barreiras técnicas e a medida antidumping.

FONTE: http://www.aprendendoaexportar.gov.br/gemasejoias/html/planejando/pesquisa_mercado_barreiras_comerciais.html. Acesso em: 31 mar. 2017.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As barreiras comerciais podem ser divididas em diferentes tipos, incluindo barreiras tarifárias, barreiras não tarifárias, barreiras técnicas e medidas antidumping. - **Barreiras Tarifárias:** São aquelas que envolvem a imposição de tarifas sobre produtos importados, tornando-os mais caros e menos competitivos em relação aos produtos domésticos. Essas tarifas podem ser fixas ou variáveis e têm o objetivo de proteger a indústria nacional. - **Barreiras Não Tarifárias:** São restrições ao comércio exterior que não envolvem tarifas diretas. Podem incluir cotas de importação, licenças de importação, restrições quantitativas, entre outras medidas que dificultam a entrada de produtos estrangeiros no mercado doméstico. - **Barreiras Técnicas:** Referem-se a regulamentos técnicos, padrões de qualidade, normas de segurança e certificações que os produtos importados devem atender para serem comercializados em um determinado país. Essas barreiras podem ser usadas para proteger a saúde e segurança dos consumidores, mas também podem ser usadas como uma forma de protecionismo disfarçado. - **Medidas Antidumping:** São ações tomadas por um país para combater a prática de dumping, que ocorre quando um produto é vendido no mercado estrangeiro a um preço inferior ao praticado no mercado doméstico ou abaixo do custo de produção. As medidas antidumping visam proteger a indústria nacional contra práticas desleais de comércio. Essas diferentes formas de barreiras comerciais podem impactar significativamente o comércio internacional e as relações econômicas entre os países, influenciando a competitividade das empresas e a dinâmica do mercado global.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais