Buscar

Relativamente ao histórico da educação inclusiva para cegos é incorreta: a) no ano de 1854, quando a Academia Real de Arte já existia no Brasil, a...

Relativamente ao histórico da educação inclusiva para cegos é incorreta:


a) no ano de 1854, quando a Academia Real de Arte já existia no Brasil, a primeira providência institucional foi tomada por D. Pedro II, por meio do Decreto Imperial n. 1.428 que fundava, na cidade do Rio de Janeiro, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. De acordo com Mazzotta (1996), esse instituto tinha como principal objetivo garantir ao cego o direito à cidadania. Pouco a pouco, o instituto foi derrubando os preconceitos, fazendo com que a educação e a profissionalização de pessoas cegas não fosse mais vista como uma utopia.


b) cronologicamente, em 1857, D. Pedro II, já no governo Republicano, o Marechal Deodoro da Fonseca, o Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, assinaram o Decreto n. 408, mudando o nome do Instituto para Instituto Nacional dos Cegos e aprovando seu regulamento. Segundo Mazzotta (1996), em 24 de janeiro de 1891, pelo Decreto n. 1.320, a escola passou a denominar-se Instituto Benjamin Constant (IBC), em homenagem ao professor de Matemática e Ex-diretor, Benjamin Constant Botelho Magalhães.


c) a instalação de ambos os institutos (IBC e INES) possibilitou a discussão do ensino para deficientes, gerando o I Congresso de Instrução Pública, em 1883, convocado pelo Imperador em dezembro de 1882. Dentre os temas, a sugestão de currículos para a formação de professores para cegos e surdos era um em voga. Segundo Mazzotta (1996, p. 31):


d) na primeira metade do século XX, portanto, até 1950, havia quarenta estabelecimentos de ensino regular mantidos pelo poder público, sendo um federal e os demais estaduais, que prestavam algum tipo de atendimento escolar especial a deficientes mentais. Ainda, catorze estabelecimentos de ensino regular, dos quais um federal, nove estaduais e quatro particulares, atendiam também alunos com outras deficiências.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações fornecidas, a alternativa correta é a letra B) cronologicamente, em 1857, D. Pedro II, já no governo Republicano, o Marechal Deodoro da Fonseca, o Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, assinaram o Decreto n. 408, mudando o nome do Instituto para Instituto Nacional dos Cegos e aprovando seu regulamento. Segundo Mazzotta (1996), em 24 de janeiro de 1891, pelo Decreto n. 1.320, a escola passou a denominar-se Instituto Benjamin Constant (IBC), em homenagem ao professor de Matemática e Ex-diretor, Benjamin Constant Botelho Magalhães.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais