Buscar

A leishmaniose é uma antropozoonose considerada um grave problema de saúde pública e representa um complexo de doenças com importante espectro clín...

A leishmaniose é uma antropozoonose considerada um grave problema de saúde pública e representa um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica. A respeito da leishmaniose, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A lesão ulcerada mostrada na imagem acima exemplifica um caso de leishmaniose tegumentar, doença infecciosa, contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas.
II. Os reservatórios dos parasitas da leishmaniose podem ser animais silvestres e domésticos, sobretudo cães, nos quais a LTA pode apresentar-se como uma doença crônica, com manifestações semelhantes às da doença humana.
III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem basicamente em evitar o contato direto entre humanos e insetos vetores denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira ou birigui.
I e II.
I e III.
II.
I.
III.

Essa pergunta também está no material:

AV1 ANÁLISES CLÍNICAS MICROBIOLÓGICAS E PARASITÁRIAS
4 pág.

Analises Microbiologicas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: I. A lesão ulcerada mostrada na imagem acima exemplifica um caso de leishmaniose tegumentar, doença infecciosa, contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas. Esta afirmação está correta. A leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania, que afeta a pele e mucosas. II. Os reservatórios dos parasitas da leishmaniose podem ser animais silvestres e domésticos, sobretudo cães, nos quais a LTA pode apresentar-se como uma doença crônica, com manifestações semelhantes às da doença humana. Esta afirmação está correta. Os cães são um dos principais reservatórios da leishmaniose, podendo apresentar a forma crônica da doença. III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem basicamente em evitar o contato direto entre humanos e insetos vetores denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira ou birigui. Esta afirmação está correta. Uma das principais medidas de prevenção da leishmaniose tegumentar é evitar o contato com os insetos vetores, os flebotomíneos. Portanto, as afirmações corretas são I e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais