Buscar

De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é possível o controle de constitucionalidade das emendas constitucionais em face de con...

De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal,
é possível o controle de constitucionalidade das emendas constitucionais em face de constituições pretéritas.
A) é possível o controle de constitucionalidade das emendas constitucionais em face de constituições pretéritas.
B) a interpretação conforme a Constituição é modo de declaração de inconstitucionalidade formal.
C) a norma constitucional que prevê a participação dos empregados nos lucros ou resultados da empresa é norma de eficácia contida.
D) a declaração de inconstitucionalidade parcial sem redução de texto consiste em técnica interpretativa, e não de decisão judicial.
E) não são admitidas cláusulas superconstitucionais, não havendo, portanto, a possibilidade de existirem normas constitucionais inconstitucionais.

Essa pergunta também está no material:

500questoesDireitoConstitucional-FCC
54 pág.

ocntiitucional

Concursos Universidade Estadual Vale do AcaraúUniversidade Estadual Vale do Acaraú

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) é possível o controle de constitucionalidade das emendas constitucionais em face de constituições pretéritas. Essa afirmação está incorreta. O controle de constitucionalidade das emendas constitucionais é feito em relação à Constituição vigente, não em relação a constituições anteriores. B) a interpretação conforme a Constituição é modo de declaração de inconstitucionalidade formal. Essa afirmação está incorreta. A interpretação conforme a Constituição é uma técnica utilizada para evitar a inconstitucionalidade de uma norma, não para declará-la inconstitucional. C) a norma constitucional que prevê a participação dos empregados nos lucros ou resultados da empresa é norma de eficácia contida. Essa afirmação está correta. Normas de eficácia contida são aquelas que possuem aplicabilidade imediata, porém dependem de regulamentação para terem sua eficácia plena. D) a declaração de inconstitucionalidade parcial sem redução de texto consiste em técnica interpretativa, e não de decisão judicial. Essa afirmação está incorreta. A declaração de inconstitucionalidade parcial sem redução de texto é uma decisão judicial que invalida parte de uma norma sem retirá-la por completo do ordenamento jurídico. E) não são admitidas cláusulas superconstitucionais, não havendo, portanto, a possibilidade de existirem normas constitucionais inconstitucionais. Essa afirmação está correta. Cláusulas superconstitucionais são aquelas que estão acima da Constituição, o que não é admitido no ordenamento jurídico brasileiro. Portanto, a alternativa correta é a letra C) a norma constitucional que prevê a participação dos empregados nos lucros ou resultados da empresa é norma de eficácia contida.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais