Buscar

No tocante ao regime jurídico da Administração Pública, é correto afirmar que a lei reservará percentual de cargos e empregos públicos para as pess...

No tocante ao regime jurídico da Administração Pública, é correto afirmar que
a lei reservará percentual de cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.
A) os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis apenas aos brasileiros, natos ou naturalizados.
B) o prazo de validade do concurso público será de três anos, prorrogável uma vez, por igual período.
C) a lei reservará percentual de cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.
D) é vedada a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
E) é vedada a nomeação de servidores não ocupantes de cargo efetivo para cargos em comissão com atribuições de direção, chefia e assessoramento.

Essa pergunta também está no material:

500questoesDireitoConstitucional-FCC
54 pág.

ocntiitucional

Concursos Universidade Estadual Vale do AcaraúUniversidade Estadual Vale do Acaraú

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis apenas aos brasileiros, natos ou naturalizados. - ERRADO. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis também aos estrangeiros, na forma da lei. B) o prazo de validade do concurso público será de três anos, prorrogável uma vez, por igual período. - ERRADO. O prazo de validade do concurso público é de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. C) a lei reservará percentual de cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão. - CORRETO. De acordo com a Lei nº 8.112/1990, é correto afirmar que a lei reserva percentual de cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e define os critérios de sua admissão. D) é vedada a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. - ERRADO. A contratação por tempo determinado é permitida para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Constituição Federal. E) é vedada a nomeação de servidores não ocupantes de cargo efetivo para cargos em comissão com atribuições de direção, chefia e assessoramento. - ERRADO. É permitida a nomeação de servidores não ocupantes de cargo efetivo para cargos em comissão com atribuições de direção, chefia e assessoramento. Portanto, a alternativa correta é a letra C) a lei reservará percentual de cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais