Buscar

Historicamente o planejamento governamental ainda é algo recente na administração pública brasileira e mundial. No entanto, podemos afirmar que o B...

Historicamente o planejamento governamental ainda é algo recente na administração pública brasileira e mundial. No entanto, podemos afirmar que o Brasil possui uma experiência significativa em planejamento. No fim da década de 1930, diversos governos utilizaram o planejamento para alcançar o desenvolvimento nacional, mas foi na década de 1950 que a experiência com o planejamento governamental no Brasil tornou-se mais significativa.


Atualmente no Brasil o principal instrumento de planejamento governamental é o Plano Plurianual – PPA, instituído pela Constituição Federal de 1988. Esse plano substituiu o antigo Plano Plurianual de Investimentos estabelecido a partir de 1964.


O planejamento governamental é um processo constituído por normas e técnicas exclusivas que buscam proporcionar o desenvolvimento nacional, regional e local. A grande preocupação desse tipo de planejamento é executar tudo que foi planejado para proporcionar segurança, geração de riqueza e bem-estar a toda população sem prejudicar o equilíbrio das finanças públicas no presente e no futuro.


Fonte: Morato, Jessica Arielle Queiroz. Silva, Bruno Cezar. Planejamento estratégico situacional: um instrumento para formação e gestão de políticas públicas. Revista Gestão Pública: práticas e desafios. Volume X, Número 2, Out 2016. 


Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I - O planejamento governamental é fundamental para que o Estado possa definir suas estratégias, suas metas, recursos dispendidos e estratégias visando desenvolvimento da nação


POR QUE


II – Permite ao Estado visualizar quais áreas serão prioritárias e qual melhor estratégia para sanar os problemas detectados. Assim, se criam programas e políticas mais assertivas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


Escolha uma opção:

a.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

c.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

d.

As asserções I e II são proposições falsas.

e.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as asserções apresentadas, posso afirmar que a alternativa correta é: c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais