Buscar

9.10. DA DECISÃO COORDENADA9.10. DA DECISÃO COORDENADA Em 2021, em razão da Lei n. 14.210, de 2021, foi incluída na Lei n. 9784/99 a regulamentação...

9.10. DA DECISÃO COORDENADA9.10. DA DECISÃO COORDENADA
Em 2021, em razão da Lei n. 14.210, de 2021, foi incluída na Lei n. 9784/99 a regulamentação para os atos que dependam de decisão coordenada com a junção de vários órgãos para a prática de ato administrativo.
As decisões coordenadas (em conjunto) já são prática antiga na Administração Pública. Ele ocorre quando a decisão depende da manifestação de órgãos diversos. Por exemplo, se há a intenção de uma empresa estatal ser privatizada, essa decisão não passa por apenas um órgão. Até o final do processo, dependerá de manifestações de órgãos técnicos, órgãos jurídicos com diversas competências (em área trabalhista, tributária, empresarial), escolha do órgão que cuidará do processo. Outro exemplo é um parcelamento de decisões de multas aplicadas pelo TCU, e o parcelamento será pela Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Bem, vistos alguns exemplos, podemos analisar:
De início, para fins de concurso que será um ponto importante, a decisão coordenada será aquela que exija a participação de 3 (três) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que:
for justificável pela relevância da matéria; E houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório
Obs.: A decisão coordenada não exclui a responsabilidade originária de cada órgão ou autoridade envolvida. Assim, cada órgão mantém sua responsabilidade pela decisão tomada em conjunto.
Não se aplica a decisão coordenada aos processos administrativos:
I – de licitação;
II – relacionados ao poder sancionador; ou
III – em que estejam envolvidas autoridades de Poderes distintos.

Essa pergunta também está no material:

Direito Administrativo Sintético
456 pág.

Fundamentos da Economia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A decisão coordenada será aquela que exija a participação de 3 (três) ou mais setores, órgãos ou entidades poderão ser tomadas mediante decisão coordenada, sempre que for justificável pela relevância da matéria e houver discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório. Não se aplica a decisão coordenada aos processos administrativos de licitação, relacionados ao poder sancionador ou em que estejam envolvidas autoridades de Poderes distintos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais