Logo Passei Direto
Buscar

Direito Administrativo

Colégio Objetivo
Em seu sentido objetivo, a administração pública corresponde a

a) ao conjunto de finalidades públicas do Estado.
b) aos órgãos públicos que compõem os poderes.
c) à atividade administrativa.
d) à temporalidade dos governantes eleitos.
e) às normas editadas pelo Estado.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as opções: a) ao conjunto de finalidades públicas do Estado - Correto. A administração pública está relacionada ao conjunto de finalidades públicas do Estado. b) aos órgãos públicos que compõem os poderes - Incorreto. Isso se refere mais à estrutura do Estado do que à administração pública em si. c) à atividade administrativa - Correto. A administração pública também se refere à atividade administrativa realizada pelo Estado. d) à temporalidade dos governantes eleitos - Incorreto. Isso não está relacionado à definição de administração pública. e) às normas editadas pelo Estado - Incorreto. Isso se refere mais ao direito administrativo do que à administração pública. Portanto, as alternativas corretas são a) ao conjunto de finalidades públicas do Estado e c) à atividade administrativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais são os três pilares fundamentais indicados pelo autor para os cronogramas de estudos?

A) Fazer exercícios, fazer leitura da lei seca e fazer revisões periódicas.
B) Fazer leitura da Constituição, fazer revisões semanais e fazer exercícios.
C) Estudar jurisprudência, fazer leitura da lei seca e fazer revisões mensais.

É a reiteração de julgamentos no mesmo sentido. São decisões de um tribunal que estão na mesma direção. Por exemplo, o Superior Tribunal de Justiça possui jurisprudência de que candidato aprovado dentro do número de vagas previsto no edital tem direito à nomeação, ou seja, existem diversas decisões desse tribunal com o mesmo entendimento final.
A jurisprudência não é de seguimento obrigatório. Trata-se, apenas, de uma orientação aos demais órgãos do Poder Judiciário e da Administração. Porém, com as alterações promovidas desde a CF/1988, esse caráter orientativo da jurisprudência vem deixando de ser a regra. Cite-se, por exemplo, os efeitos vinculantes das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal na ação direta de inconstitucionalidade (ADI), na ação declaratória constitucionalidade (ADC) e na arguição de descumprimento de preceito fundamental, e, em especial, com as súmulas vinculantes, a partir da Emenda Constitucional n. 45/2004. Nessas hipóteses, as decisões do STF vinculam e obrigam a Administração Pública direta e indireta dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme prevê o art. 103-A da CF/1988.

Questão 2 (2017/IADES/CRF-DF/ASSISTENTE L/ADMINISTRATIVO) O Direito Administrativo no Brasil não é codificado. As normas administrativas encontram-se difundidas na Constituição Federal e em diversas leis e diplomas normativos. São usualmente apontados como fontes do Direito Administrativo a lei, a jurisprudência, a doutrina e os costumes. Considerando-se esse assunto, é correto afirmar que a jurisprudência pode ser conceituada como

a) qualquer veículo nominativo que expresse a vontade popular.
b) um conjunto de regras não escritas, porém observadas de modo uniforme pela sociedade.
c) um conjunto de teses, ou seja, construções teóricas produzidas por estudiosos do Direito que expressam o modo como os operadores da área jurídica devem compreender as determinações legais.
d) atos normativos infralegais expedidos pela Administração Pública.
e) reiteradas decisões judiciais em um mesmo sentido a respeito de determinado tema.

Acerca do aspecto formal da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

a) No Brasil, há uma separação absoluta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
b) Os poderes Legislativo e Judiciário não podem exercer nenhuma função administrativa.
c) O Poder Judiciário participa da função legislativa quando dá início a projetos de lei, quando veta projetos aprovados pela Assembleia ou quando adota medidas provisórias.
d) No direito brasileiro, as funções políticas repartem-se entre Executivo e Legislativo, com acentuada predominância do Executivo.
e) No exercício das atribuições políticas, há exclusividade do Poder Executivo.

Acerca da teoria geral de direito administrativo, julgue os itens a seguir.

I – O direito brasileiro tem forte influência do direito francês, havendo adotado o sistema de contencioso administrativo francês.

II – A administração pública em sentido subjetivo consiste no conjunto de atividades administrativas exercidas pelo Estado.

III – Atos administrativos normativos constituem fonte do direito administrativo.

Assinale a opção correta.

a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item III está certo.
c) Apenas os itens I e II estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.

Mais conteúdos dessa disciplina