Buscar

A existência de uma barreira hematoencefálica protege as células encefálicas contra substâncias perigosas e patógenas, impedindo a passagem de muit...

A existência de uma barreira hematoencefálica protege as células encefálicas contra substâncias perigosas e patógenas, impedindo a passagem de muitas substâncias do sangue para dentro do tecido encefálico. Considerando a estrutura e as funções da barreira hematoencefálica, assinale a alternativa correta:
a) Essa barreira consiste basicamente em capilares sanguíneos muito firmemente selados no encéfalo, auxiliados pelos oligodendrócitos.
b) As moléculas solúveis em água, como aminoácidos e glicose, atravessam facilmente a barreira hematoencefálica.
c) Os compostos lipossolúveis, como álcool e anestésicos, atravessam as paredes dos capilares somente por meio de mecanismos de transporte ativo ou passivo.
d) As características de permeabilidade da barreira hematoencefálica não precisam ser consideradas quando se desenvolvem novos fármacos para atuação no sistema nervoso central (SNC).
e) Em algumas áreas encefálicas, como o hipotálamo, a barreira hematoencefálica está ausente e os endotélios capilares são muito permeáveis.

Essa pergunta também está no material:

exercicios de anatomia unidade 2

Anatomia Humana I Universidade GuarulhosUniversidade Guarulhos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) Essa barreira consiste basicamente em capilares sanguíneos muito firmemente selados no encéfalo, auxiliados pelos oligodendrócitos. - ERRADO. Os oligodendrócitos estão mais relacionados à produção de mielina no sistema nervoso central. b) As moléculas solúveis em água, como aminoácidos e glicose, atravessam facilmente a barreira hematoencefálica. - ERRADO. Moléculas solúveis em água precisam de mecanismos específicos para atravessar a barreira. c) Os compostos lipossolúveis, como álcool e anestésicos, atravessam as paredes dos capilares somente por meio de mecanismos de transporte ativo ou passivo. - CORRETO. Compostos lipossolúveis podem atravessar a barreira hematoencefálica por difusão passiva. d) As características de permeabilidade da barreira hematoencefálica não precisam ser consideradas quando se desenvolvem novos fármacos para atuação no sistema nervoso central (SNC). - ERRADO. A permeabilidade da barreira hematoencefálica é crucial ao desenvolver novos fármacos para o SNC. e) Em algumas áreas encefálicas, como o hipotálamo, a barreira hematoencefálica está ausente e os endotélios capilares são muito permeáveis. - ERRADO. Embora existam áreas mais permeáveis, a barreira hematoencefálica não está ausente no hipotálamo. Portanto, a alternativa correta é: c) Os compostos lipossolúveis, como álcool e anestésicos, atravessam as paredes dos capilares somente por meio de mecanismos de transporte ativo ou passivo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais