Logo Passei Direto
Buscar

Contabilidade Corporativa

Colégio Objetivo
3) Na consolidação dos Balanços de Controladora e Controlada todos os itens abaixo deverão ser excluídos, exceto:

a) participações societárias de empresas não controladas e não pertencentes ao grupo.
b) lucro na venda de Ativos Imobilizados entre controladora e controlada.
c) investimento permanente da controladora na controlada.
d) lucro não realizado nas transações de mercadorias entre controladora e controlada.
e) contas a receber que representam contas a pagar na controlada.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para a consolidação dos Balanços de Controladora e Controlada, todos os itens abaixo devem ser excluídos, exceto: b) lucro na venda de Ativos Imobilizados entre controladora e controlada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1) O Pronunciamento Técnico CPC 18- Investimento em Coligada e em Controlada - , emitido pelo CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis-, apresenta vários conceitos básicos relacionados à definição do método de equivalência patrimonial, conceito de coligada e controlada, controle e influência significativa. Assinale a alternativa que contém uma exceção aos conceitos ou definições do texto do CPC 18.

a) Influência significativa é o poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida, sem controlar de forma individual ou conjunta essas políticas.
b) Método de equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado pelo reconhecimento da participação atribuída ao investidor nas alterações dos ativos líquidos da investida;
c) Na adoção do método de equivalência patrimonial para registro dos investimentos em participação societária, o resultado do período do investidor deve incluir a parte que lhe cabe nos resultados gerados pela investida;
d) Todas as participações permanentes em outras sociedades devem ser avaliadas pelo método de equivalência patrimonial, exceto quando a participação da investidora for suficiente para lhe assegurar o poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida, sem controlar de forma individual ou conjunta essas políticas;
e) Controlada é a entidade, incluindo aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, na qual a controladora, diretamente ou por meio de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

5) As empresas sujeitas à avaliação de investimento pelo método de equivalência patrimonial tem que manter a uniformidade de critérios contábeis. Assinale a alternativa que não corresponde à uma das obrigações citadas no texto legal:

a) Distribuir nos primeiros meses do exercício subsequente os dividendos apurados e calculados de acordo com as normas legais;
b) Fazer no balanço ou balancete da coligada ou controlada os ajustes necessários para eliminar as diferenças relevantes, decorrentes de diversidade de critérios contábeis em relação aos adotados pela investidora;
c) Ajustar o balanço ou balancete da coligada ou controlada, levantado em data anterior à do balanço da investidora (diferença máxima de dois meses), para registrar os efeitos relevantes de fatos extraordinários ocorridos no período;
d) Avaliar ativos e passivos pelos mesmos critérios;
e) Considerar como resultado do exercício apenas a diferença entre o valor do investimento e do Patrimônio Líquido das investidas, que decorrer de lucro ou prejuízo apurado na coligada ou controlada ou que corresponder, comprovadamente, a ganhos ou perdas efetivas. Assim, deverá ser observado o tratamento específico quando as investidas fizerem ajustes ao valor justo de ativos.

9) As consolidações das demonstrações contábeis atendem os fundamentos legais e princípios contábeis, dessa forma, para a elaboração das Demonstrações Contábeis Consolidadas, a investidora deve:

a) Em nenhuma hipótese utilizar períodos contábeis não idênticos, mesmo que este fato represente melhoria na qualidade da informação produzida.
b) Utilizar demonstrações contábeis e do patrimônio líquido das investidas apuradas na mesma data das demonstrações contábeis da investidora.
c) Compensar quaisquer ativos ou passivos pela dedução de outros ativos ou passivos mesmo na inexistência de direito de compensação.
d) Utilizar demonstrações contábeis de coligadas e controladas elaboradas até 90 dias antes da data das demonstrações contábeis da investidora.
e) Eliminar saldos de quaisquer contas de ativas e passivas resultantes de transações das sociedades incluídas na consolidação.

Mais conteúdos dessa disciplina