Buscar

2. Doutor Xisto da Silveira é advogado do autor, Sr. Francisco, no processo de indenização de dano patrimonial, que move em face do réu Getúlio. Oc...

2. Doutor Xisto da Silveira é advogado do autor, Sr. Francisco, no processo de indenização de dano patrimonial, que move em face do réu Getúlio. Ocorre que o réu foi condenado a indenizar o autor em R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), e assim, após a prolação da sentença o advogado do réu, Doutor Cristiano, manteve contato com o Dr. Xisto visando pactuar um acordo, para pagamento da condenação por meio de 10 parcelas mensais e consecutivas no valor de R$ 5.000,00 cada. No entanto, Dr. Xisto sequer contatou seu cliente para informar a proposta, e, respondeu ao Doutor Cristiano que não tinha interesse em firmar o acordo, pois pretende receber o valor de uma única vez. O Dr. Cristiano inclusive reiterou o pedido, e informou que o réu não tem patrimônio, no entanto, pretende pagar de forma parcelada a dívida. Mas, todo o esforço foi em vão pois Dr. Xisto está irredutível. Assinale a alternativa correta:
a-) Doutor Xisto está correto porque não é obrigado estimular a conciliação com a parte adversa.
b-) Doutor Xisto está correto pois não deve contatar seu cliente, haja vista que foi contratado para resolver todos os entraves do processo.
c-) A conduta do Doutor Cristiano não está correta, pois ele não deve manter contato com o advogado da parte adversa.
d-) A conduta do Doutor Xisto não está correta pois é dever do advogado estimular, a qualquer tempo, a conciliação e a mediação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Essa pergunta também está no material:

Exercício - Outorgados ao Advogado
2 pág.

Ética Profissional Jurídica Centro Universitário Campo Limpo PaulistaCentro Universitário Campo Limpo Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a-) Doutor Xisto está correto porque não é obrigado estimular a conciliação com a parte adversa. Essa afirmação está incorreta. De acordo com o Código de Ética da OAB, é dever do advogado estimular, a qualquer tempo, a conciliação e a mediação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível. Portanto, essa alternativa está errada. b-) Doutor Xisto está correto pois não deve contatar seu cliente, haja vista que foi contratado para resolver todos os entraves do processo. Essa afirmação também está incorreta. O advogado deve manter seu cliente informado sobre todas as etapas do processo, inclusive sobre propostas de acordo. Portanto, essa alternativa está errada. c-) A conduta do Doutor Cristiano não está correta, pois ele não deve manter contato com o advogado da parte adversa. Essa afirmação está incorreta. É comum e muitas vezes necessário que os advogados das partes entrem em contato para discutir possíveis acordos. Portanto, essa alternativa está errada. d-) A conduta do Doutor Xisto não está correta pois é dever do advogado estimular, a qualquer tempo, a conciliação e a mediação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível. Essa afirmação está correta. Conforme mencionado anteriormente, é dever do advogado estimular a conciliação entre as partes. Portanto, essa é a alternativa correta. Portanto, a alternativa correta é: d) A conduta do Doutor Xisto não está correta pois é dever do advogado estimular, a qualquer tempo, a conciliação e a mediação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais