Buscar

Com relação às normas que regem o RGPS, assinale a opção correta. A A idade mínima para a filiação no RGPS é dezesseis anos de idade, não prevendo ...

Com relação às normas que regem o RGPS, assinale a opção correta.
A A idade mínima para a filiação no RGPS é dezesseis anos de idade, não prevendo a lei qualquer exceção.
B Considera-se presumida, não necessitando, portanto, de comprovação, a dependência econômica do cônjuge, do companheiro, da companheira, dos pais e dos filhos não emancipados.
C A perda da qualidade de segurado implica a perda automática das contribuições efetuadas no período anterior, para fins de carência.
D Para efeito do cálculo do salário de benefício na aposentadoria por tempo de contribuição, o valor do fator previdenciário será inversamente proporcional ao tempo de contribuição.
E Considere que, ao contratar um empregado doméstico, o empregador tenha recolhido sem atraso a primeira contribuição. Nessa situação, as contribuições referentes às competências posteriores serão sempre consideradas para efeito de carência, ainda que pagas com atraso.

Essa pergunta também está no material:

DPETO13 001 01 2013
28 pág.

Concursos Universidade do Estado de Minas GeraisUniversidade do Estado de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções: A) A idade mínima para a filiação no RGPS é dezesseis anos de idade, não prevendo a lei qualquer exceção. - ERRADO. A idade mínima para filiação no RGPS é de 16 anos, mas existem exceções previstas em lei. B) Considera-se presumida, não necessitando, portanto, de comprovação, a dependência econômica do cônjuge, do companheiro, da companheira, dos pais e dos filhos não emancipados. - ERRADO. A dependência econômica precisa ser comprovada, não sendo presumida. C) A perda da qualidade de segurado implica a perda automática das contribuições efetuadas no período anterior, para fins de carência. - ERRADO. A perda da qualidade de segurado não implica na perda das contribuições efetuadas, elas são mantidas para fins de carência. D) Para efeito do cálculo do salário de benefício na aposentadoria por tempo de contribuição, o valor do fator previdenciário será inversamente proporcional ao tempo de contribuição. - ERRADO. O fator previdenciário é calculado levando em consideração o tempo de contribuição, a idade do segurado e a expectativa de sobrevida. E) Considere que, ao contratar um empregado doméstico, o empregador tenha recolhido sem atraso a primeira contribuição. Nessa situação, as contribuições referentes às competências posteriores serão sempre consideradas para efeito de carência, ainda que pagas com atraso. - ERRADO. As contribuições pagas com atraso não são consideradas para efeito de carência. Portanto, nenhuma das opções está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais