Logo Passei Direto
Buscar
Escolha a opção que descreve o modelo mais preciso do deslocamento da curva que separa a área iluminada da região de sombra na Terra, no dia representado nas figuras.

A) y = 75 cos(x + 15 t)
B) y = 75 sen(x – 24 t)
C) y = 75 sen(x + 15 t)
D) y = 90 cos(x + 24 t)
E) y = 90 sen(x – 24 t)
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar o modelo mais preciso do deslocamento da curva que separa a área iluminada da região de sombra na Terra, no dia representado nas figuras, precisamos analisar as opções: A) y = 75 cos(x + 15t) B) y = 75 sen(x - 24t) C) y = 75 sen(x + 15t) D) y = 90 cos(x + 24t) E) y = 90 sen(x - 24t) Analisando as opções, o modelo mais preciso é a opção D) y = 90 cos(x + 24t). Essa equação descreve de forma mais precisa o deslocamento da curva que separa a área iluminada da região de sombra na Terra.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é o ordenamento correto das etapas para solução de um problema, considerando testes e ensaios, constatação da natureza sistemática do problema e criação de hipóteses?
I fazer testes e ensaios para confirmar quais são as variáveis relevantes;
II constatar a natureza sistemática do problema;
III criar hipóteses sobre possíveis variáveis significativas;
A) I, III, II
B) II, I, III
C) II, III, I
D) III, I, II
E) III, II, I

Considerando essas informações, é correto afirmar que
A as maiores vantagens econômicas do horário de verão ocorrem nos países cortados pela linha do Equador, onde os dias de verão têm aproximadamente a mesma duração que os dias de inverno.
B os ganhos econômicos proporcionados pelo horário de verão são menores nos países do hemisfério norte porque, naquela região, o número de horas dos dias de verão é inferior ao do hemisfério sul.
C o Sol, durante o horário de verão no Brasil, nasce mais cedo, sendo reduzido o consumo de energia no período matinal, o que acarreta significativa economia de energia para o país.
D os dados do ONS apontam para uma redução de cerca de 5% da conta mensal de eletricidade dos consumidores da região Sul do Brasil durante o horário de verão.
E o Sol, no verão, nasce aproximadamente no mesmo momento em Natal – RN e em Porto Alegre – RS; no entanto, ele se põe primeiro na região Nordeste, o que motiva a aplicação do horário de verão nos estados do sul do Brasil.
A) Q < 10!5 m3/s/m.
B) 10!5 m3/s/m < Q ≤ 10!4 m3/s/m.
C) 10!4 m3/s/m < Q ≤ 10!3 m3/s/m.
D) 10!3 m3/s/m < Q ≤ 10!2 m3/s/m.
E) Q > 10!2 m3/s/m.

O feixe de luz absorvido pode sofrer refração e/ou transmissão. Supondo que, nessa técnica, a ampola utilizada não tenha influência no resultado obtido, julgue os itens seguintes.

I A velocidade do feixe de luz transmitido para o interior da ampola diminui, e, como resultado, esse feixe pode ser desviado da sua trajetória ao atingir o fluido. Esse fenômeno, denominado refração, é caracterizado pelo índice n, definido como a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz nesse meio.

II Diferentemente da absorção do feixe na ampola, o índice de refração do material fluido independe do comprimento de onda do feixe.

III Independentemente do ângulo de incidência, nenhuma fração do feixe de luz incidente é refletida ao passar do meio externo (ar) para o meio interno (fluido) na ampola, já que os meios são transparentes e o fenômeno de reflexão independe dos índices de refração de ambos os meios.

É correto o que se afirma em

A I, apenas.
B II, apenas.
C III, apenas.
D I e II, apenas.
E I e III, apenas.

O processo de deformação plástica, para uma quantidade significativa de materiais metálicos, ocorre devido ao fenômeno da movimentação das discordâncias (também chamada de “deslocações” em alguns textos). O movimento dessas discordâncias se faz pela ação dos componentes de tensões cisalhantes que atuam nos cristais. Entretanto, a movimentação dessas discordâncias pode ser dificultada pela presença de defeitos na estrutura cristalina. Como consequência da interferência desses defeitos na movimentação das discordâncias, há aumento do limite de escoamento. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
I Átomos intersticiais são mais eficientes em dificultar a movimentação de discordâncias que átomos substitucionais e, portanto, promovem um aumento significativo do limite de escoamento.
II O refino de grão não é uma barreira muito eficaz à movimentação das discordâncias. O efeito desse refino somente é significativo quando há uma quantidade elevada de precipitados grandes e dispersos nos contornos de grão.
III Um aumento da fração volumétrica de precipitados finos na matriz retarda a movimentação das discordâncias. Consequentemente, um material que contém dispersão de precipitados finos possui limite de escoamento significativamente maior que outro que não contém.
A Apenas um item está certo.
B Apenas os itens I e II estão certos.
C Apenas os itens I e III estão certos.
D Apenas os itens II e III estão certos.
E Todos os itens estão certos.

Os compósitos endurecidos por dispersão são capazes de promover o endurecimento de ligas metálicas, enquanto mantêm inalteradas as demais propriedades mecânicas, mesmo quando solicitados a temperaturas relativamente elevadas. Isso porque não exibem superenvelhecimento, inibem o crescimento de grão e o coalescimento das fases dispersas. Um exemplo de compósito endurecido por dispersão é o Al-Al2O3, produzido pela sinterização de pó de Alumínio com até 14% de Al2O3. Para a formação desses compósitos, qual deve ser o comportamento químico dos dispersóides em relação à matriz?

A Devem ser incapazes de reagir quimicamente com a matriz durante o processo de fabricação e durante o trabalho em temperaturas elevadas.
B Devem ser incapazes de reagir com a matriz quando adicionados em concentrações superiores às da matriz para obterem as propriedades pretendidas.
C Devem possuir reatividade química com a matriz para que ocorra a formação de uma terceira fase com propriedades otimizadas.
D Devem apresentar concentrações similares às da matriz para que se possa dosar as propriedades de ambas as fases após a reação com a matriz.
E Devem reagir quimicamente com a matriz para formar um composto intermetálico durante o processamento.

Os tratamentos térmicos apropriados em ligas metálicas possibilitam alterações substanciais nas suas propriedades mecânicas. É de fundamental importância ao engenheiro compreender, nos processamentos térmicos dos metais, os mecanismos presentes e suas correlações com o tempo, a temperatura e suas possíveis consequências nas propriedades previstas em projeto. Considerando os tratamentos térmicos convencionais utilizados na indústria metal-mecânica, assinale a opção correta.
O envelhecimento artificial é caracterizado pelo endurecimento por precipitação decorrente de envelhecimento à temperatura ambiente.
O recozimento pleno é caracterizado, para ligas ferrosas, pelo aquecimento da amostra até a temperatura de austenitização, seguido de resfriamento rápido.
A cementita globulizada, formada por lamelas alternadas de ferrita e cementita, é obtida pelo resfriamento rápido das ligas ferrosas.
A fase denominada martensita é formada quando ligas ferrosas austenitizadas são resfriadas lentamente.
Denomina-se recristalização a formação de um novo conjunto de grãos, livres de deformação, no interior de um material previamente deformado a frio.
A O envelhecimento artificial é caracterizado pelo endurecimento por precipitação decorrente de envelhecimento à temperatura ambiente.
B O recozimento pleno é caracterizado, para ligas ferrosas, pelo aquecimento da amostra até a temperatura de austenitização, seguido de resfriamento rápido.
C A cementita globulizada, formada por lamelas alternadas de ferrita e cementita, é obtida pelo resfriamento rápido das ligas ferrosas.
D A fase denominada martensita é formada quando ligas ferrosas austenitizadas são resfriadas lentamente.
E Denomina-se recristalização a formação de um novo conjunto de grãos, livres de deformação, no interior de um material previamente deformado a frio.

Mais conteúdos dessa disciplina