Buscar

Sobre liberdade econômica e empreendedorismo está incorreto: a) o Brasil, infelizmente, não consegue ser competitivo. Anualmente, são divulgados d...

Sobre liberdade econômica e empreendedorismo está incorreto:


a) o Brasil, infelizmente, não consegue ser competitivo. Anualmente, são divulgados diversos índices de competitividade mundial, elaborados em especial pelo Fórum Econômico Global. Ano após ano, o Brasil vem perdendo posições, e atualmente está atrás até mesmo do Cazaquistão e do Peru.


b) é muito difícil para que uma empresa brasileira consiga produzir itens de alta qualidade e preço baixo e dentre as várias razões para esse fato, está a baixa liberdade econômica que sufoca os empreendedores brasileiros. Quanto mais livre é o ambiente de um país, quanto mais suas empresas produzem e/ou importam, mais opções têm seus consumidores. Como consequência, as empresas nacionais buscam criar produtos melhores, mais inovadores e de maior tecnologia, para permanecerem no mercado. Aquelas que não o fazem estão fadadas ao fechamento ou à falência.


c) quanto mais o governo dificulta o empreendedorismo – através de encargos trabalhistas e impostos elevados sobre as atividades econômicas –, melhores as condições de comércio. O livre mercado, como ensinam Magnoli e Serapião Jr. (2012, p. 44) estimula “empresários a buscar sempre novas formas de exportar ou de competir com os importados, gerando mais incentivo ao aprendizado e à inovação do que em um sistema de comércio ‘administrado’”.


d) embora hoje não exista um mercado que seja 100% livre, sem qualquer restrição do governo, existem aqueles países mais economicamente livres, cujos índices de liberdade econômica são os mais elevados. Estão entre eles a Suécia, a Suíça, o Canadá, a Dinamarca, a Austrália e a Nova Zelândia. Ou seja: as nações mais economicamente livres são, sem exceção, as nações mais ricas e prósperas do planeta. Por outro lado, existem também aqueles locais mais economicamente repressores como Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte. Nesses países, o Estado tem um papel preponderante e os indivíduos pouquíssima liberdade. As nações economicamente repressoras são, sem exceção, nações menos desenvolvidas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais