Leia atentamente o texto abaixo: (...) Esses operários, constrangidos a vender-se diariamente, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro; em consequência, estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado. O crescente emprego de máquinas e a divisão do trabalho, despojando o trabalho do operário de seu caráter autônomo, tiram-lhe todo atrativo. O produtor passa a um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples, mais monótona, mais fácil de aprender. (...) MARX, K.; ENGELS,F. Manifesto do Partido Comunista. In______ Textos: volume 3. São Paulo, Edições Sociais, 1995, p.21-47. Este trecho do Manifesto do Partido Comunista faz alusão especificamente: à mais-valia. à alienação econômica. à alienação política. à práxis. à alienação do homem.
a) à mais-valia. b) à alienação econômica. c) à alienação política. d) à práxis. e) à alienação do homem.
É característica da Solidariedade mecânica, EXCETO: A consciência individual se sobrepõe à coletiva. É típica das sociedades simples e segmentadas. Tem consciência coletiva forte em que as leis regulam o comportamento dos indivíduos. O indivíduo está ligado ao todo e se sente parte integrante dele. É baseada no direito repressivo e punitivo.
a) A consciência individual se sobrepõe à coletiva. b) É típica das sociedades simples e segmentadas. c) Tem consciência coletiva forte em que as leis regulam o comportamento dos indivíduos. d) O indivíduo está ligado ao todo e se sente parte integrante dele. e) É baseada no direito repressivo e punitivo.
Sobre a divisão do trabalho social, de acordo com a formulação de Émile Durkheim, marque a alternativa correta. Na solidariedade orgânica a divisão do trabalho social é apenas entre homens e mulheres. Não apresenta nenhuma relação com a coesão social. Os serviços econômicos que ela pode prestar são sua real e mais importante função. Quanto maior for a divisão social do trabalho, maior a solidariedade mecânica. Seu efeito mais notável é o de quanto mais especializada, tornar mais interdependentes as funções divididas.
a) Na solidariedade orgânica a divisão do trabalho social é apenas entre homens e mulheres. b) Não apresenta nenhuma relação com a coesão social. c) Os serviços econômicos que ela pode prestar são sua real e mais importante função. d) Quanto maior for a divisão social do trabalho, maior a solidariedade mecânica. e) Seu efeito mais notável é o de quanto mais especializada, tornar mais interdependentes as funções divididas.
A compreensão do pensamento de Karl Marx depende de uma boa análise das suas ideias sobre infraestrutura e superestrutura, os dois grandes pilares da vida humana em grupo. A infraestrutura no pensamento de Marx significa: As relações jurídicas. A base econômica de uma sociedade. As relações sociais dos operários. A relação do Estado com o proletariado. As instituições que compõem o Estado democrático.
a) As relações jurídicas. b) A base econômica de uma sociedade. c) As relações sociais dos operários. d) A relação do Estado com o proletariado. e) As instituições que compõem o Estado democrático.
"...é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos." (Durkheim. Educação e Sociologia, p.47). O segmento acima trata principalmente do seguinte aspecto da sociologia de Durkheim: da exterioridade dos fatos sociais das representações coletivas da dualidade dos fatos sociais da coesão social dos tipos de solidariedade
a) da exterioridade dos fatos sociais b) das representações coletivas c) da dualidade dos fatos sociais d) da coesão social e) dos tipos de solidariedade