Considere o seguinte extrato de texto:
“[...] o Baptismo não elimina as misérias da vida, que, como a dor, a doença ou a morte, são consequências do pecado original, pois o cristão tem que imitar a Cristo e sofrer com Ele para poder assim ser premiado também com Ele. Tampouco suprime a concupiscência ou tendência à desordem nos desejos, que Deus mantém para que sejam ocasião de luta e de maior virtude e glória”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os sete sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p. 67,68.
Considerando o dado extrato de texto e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã sobre a relação do batismo com o pecado e com as suas consequências, analise as afirmativas a seguir:
I. No batismo, são eliminadas todas as consequências temporais do pecado, no entanto, permanece a propensão natural humana para o erro.
II. O batismo produz uma mudança no mais profundo do ser daquele que o recebe. Contudo, após o batismo, permanecem certas consequências temporais do pecado, tais como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de carácter.
III. Além das consequências do pecado, também permanece no batizando, se adulto, os hábitos adquiridos ao longo da vida.
IV. A Tradição chama essa propensão humana ao pecado de concupiscência ou, metaforicamente, o incentivo ao pecado.
São corretas apenas as afirmativas:
Ed
há 7 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. No batismo, são eliminadas todas as consequências temporais do pecado, no entanto, permanece a propensão natural humana para o erro. Falso. O batismo não elimina todas as consequências temporais do pecado, como mencionado no texto, e a propensão ao erro (concupiscência) permanece. II. O batismo produz uma mudança no mais profundo do ser daquele que o recebe. Contudo, após o batismo, permanecem certas consequências temporais do pecado, tais como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de caráter. Verdadeiro. Esta afirmativa está de acordo com o que foi mencionado no texto. III. Além das consequências do pecado, também permanece no batizando, se adulto, os hábitos adquiridos ao longo da vida. Verdadeiro. Essa afirmativa é correta, pois os hábitos adquiridos não são eliminados pelo batismo. IV. A Tradição chama essa propensão humana ao pecado de concupiscência ou, metaforicamente, o incentivo ao pecado. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois a concupiscência é reconhecida na tradição como a tendência ao pecado. Com base na análise, as afirmativas corretas são II, III e IV. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: II, III e IV.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
ano passado
Vamos analisar cada afirmativa: I. No batismo, são eliminadas todas as consequências temporais do pecado, no entanto, permanece a propensão natural humana para o erro. Essa afirmativa está incorreta, pois no batismo não são eliminadas todas as consequências temporais do pecado. II. O batismo produz uma mudança no mais profundo do ser daquele que o recebe. Contudo, após o batismo, permanecem certas consequências temporais do pecado, tais como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de carácter. Essa afirmativa está correta, pois o batismo produz uma mudança profunda, mas algumas consequências temporais do pecado permanecem. III. Além das consequências do pecado, também permanece no batizando, se adulto, os hábitos adquiridos ao longo da vida. Essa afirmativa está correta, pois os hábitos adquiridos ao longo da vida permanecem mesmo após o batismo. IV. A Tradição chama essa propensão humana ao pecado de concupiscência ou, metaforicamente, o incentivo ao pecado. Essa afirmativa está correta, pois a Tradição realmente chama a propensão humana ao pecado de concupiscência. Portanto, as afirmativas corretas são a II e a IV.