Logo Passei Direto
Buscar
Pode-se afirmar que os manuais vinculam-se à gestão de processos na medida em que seu conteúdo atinge a organização em ação, podendo afetar também a estrutura como um todo. Trata-se de instrumentos que explicam o como fazer, ou seja, ensinam a fazer o trabalho. Diferentemente dos fluxogramas, a decisão de criar manuais independe de algum estudo específico. Entretanto, segundo Araújo (2008), alguns indicadores apontam a necessidade de manuais. São eles: a existência de filas, a contínua formulação de perguntas semelhantes pelos usuários, o desconhecimento do funcionamento interno de dada unidade, a necessidade de fortalecimento da imagem de um serviço ou atividade; problemas com processos voltados à coordenação entre as várias funções organizacionais; necessidade de divulgação de mudanças em processos; necessidade de avaliar e analisar a gestão de processos; necessidade de criar manuais para fins de treinamento, reduzindo a ineficiência e aumentando a capacidade de melhorar a gestão de processos; necessidade de formalização de políticas e diretrizes de uma organização, voltadas para direitos e deveres de seus agentes; necessidade de definição de processos de admissão, treinamento e avaliação, destacando procedimentos. Diante desse contexto, o objetivo da manualização é reunir informações e dispô-las de forma sistematizada, criteriosa e segmentada de forma a construir um instrumento facilitador da gestão de processos. Para Oliveira (1986), manuais são todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas e outras orientações que devem ser obedecidas e cumpridas por todos os agentes de uma organização. Chinelato Filho (1999) define que um manual possui caráter esclarecedor, reúne normas, diretrizes e sistemáticas operacionais e, em alguns casos, identifica a forma de execução de uma atividade. Assim, é correto afirmar que os manuais:
Ajudam os gestores a imprimirem uma dinâmica ágil à organização.
Reúnem informações de forma sistematizada para facilitar a gestão de processos.
Podem ser elaborados sem a necessidade de estudo específico prévio.
São instrumentos importantes para a formalização de políticas e diretrizes organizacionais.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I, II e IV estão corretas.
d) I, III e IV estão corretas.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. Ajudam os gestores a imprimirem uma dinâmica ágil à organização. Essa afirmativa pode ser considerada verdadeira, pois manuais bem elaborados podem facilitar a agilidade nos processos, mas não é o foco principal mencionado no texto. II. Reúnem informações de forma sistematizada para facilitar a gestão de processos. Verdadeira, essa afirmativa está de acordo com o que foi descrito no texto sobre o objetivo da manualização. III. Podem ser elaborados sem a necessidade de estudo específico prévio. Verdadeira, conforme mencionado no texto, a decisão de criar manuais independe de algum estudo específico. IV. São instrumentos importantes para a formalização de políticas e diretrizes organizacionais. Verdadeira, o texto menciona que os manuais ajudam na formalização de políticas e diretrizes. Agora, vamos verificar as alternativas: a) I e II estão corretas. (Incorreta, pois III e IV também estão corretas) b) II e III estão corretas. (Incorreta, pois I e IV também estão corretas) c) I, II e IV estão corretas. (Incorreta, pois III também está correta) d) I, III e IV estão corretas. (Incorreta, pois II também está correta) A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: c) I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas, posso afirmar que a alternativa correta é: c) I, II e IV estão corretas. Isso porque os manuais ajudam os gestores a imprimirem uma dinâmica ágil à organização (I), reúnem informações de forma sistematizada para facilitar a gestão de processos (II) e são instrumentos importantes para a formalização de políticas e diretrizes organizacionais (IV).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Araújo (2008), a consolidação do uso correto de manuais implica quatro etapas. Quais são essas etapas?

a) Itemizar, fazer a manualização, elaborar e distribuir.
b) Verificar, selecionar, elaborar e apresentar.
c) Identificar, analisar, implementar e avaliar.
d) Itemizar, fazer a distribuição, analisar e avaliar.

Quais são as orientações gerais para elaboração de manuais, de acordo com D'Ascenção (2001)?

a) Devem ser restritivos, sem flexibilidade, e não devem considerar a criatividade humana.
b) Devem ser claros, lógicos, objetivando atender às necessidades organizacionais, e flexíveis para situações diversas.
c) Devem ser extensos, complexos, e não devem oferecer instruções para uso e atualização.
d) Devem ser genéricos, sem padronização, e não devem conter sumário ou índice numérico.

Quais são os tipos de manuais apresentados no texto e suas principais características?

a) Manual da Organização - trata de aspectos formais e de relações entre as unidades ou áreas de trabalho de uma organização. Manual de Instruções - reúne leis, normas disciplinares, normas técnicas, éticas e morais, além de normas de funcionamento.
b) Manual de Processo - oferece instruções de funcionamento e coordenação sobre métodos adequados que orientem a execução de atividades. Manual de Serviços - descreve funções e cargos para efetuar uma avaliação quanto ao cumprimento dos temas de que trata.
c) Manual de Normas e Procedimentos - define deveres e responsabilidades inerentes a cada unidade ou área de trabalho, além de tratar dos níveis hierárquicos. Manual de Estrutura - reúne normas, procedimentos, funções, atividades, políticas e outras orientações que devem ser obedecidas e cumpridas por todos os agentes de uma organização.
d) Manual de Procedimentos - oferece instruções de funcionamento e coordenação sobre métodos adequados que orientem a execução de atividades. Manual de Instruções - reúne leis, normas disciplinares, normas técnicas, éticas e morais, além de normas de funcionamento.

Mais conteúdos dessa disciplina