Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir:
“O Cuidado Paliativo surge como uma filosofia humanitária de cuidar de pacientes em estado terminal, aliviando a sua dor e o sofrimento. Estes cuidados preveem a ação de uma equipe interdisciplinar, onde cada profissional, reconhecendo o limite da sua atuação, contribuirá para que o paciente, em estado terminal, tenha dignidade na sua morte.”
Fonte: HERMES, H. R.; LAMARCA, I. C. A. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciência Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 9, p. 2577-2588, set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2020.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre adoecimento e morte, podemos afirmar que:
o século XX, com todo avanço da medicina, fez com o tema da morte fosse trabalhado com mais tranquilidade.
morrer sempre foi um tema de difícil comunicação desde a Idade Média.
a morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente.
pacientes em fase terminal precisam de mais atenção do que pacientes acometidos de doenças limitantes que podem ser tratadas fora do hospital.
a morte no ambiente domiciliar é que propicia uma forma humanizada de partida.
a) o século XX, com todo avanço da medicina, fez com o tema da morte fosse trabalhado com mais tranquilidade.
b) morrer sempre foi um tema de difícil comunicação desde a Idade Média.
c) a morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente.
d) pacientes em fase terminal precisam de mais atenção do que pacientes acometidos de doenças limitantes que podem ser tratadas fora do hospital.
e) a morte no ambiente domiciliar é que propicia uma forma humanizada de partida.
User badge image
PsiEstudando

há 2 anos

User badge image
PsiEstudando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas com base no trecho apresentado sobre Cuidado Paliativo e a necessidade de um olhar humanizado para a morte. a) O século XX, com todo avanço da medicina, fez com que o tema da morte fosse trabalhado com mais tranquilidade. - Essa afirmação não reflete a ideia de que a morte ainda é um tema delicado, mesmo com os avanços médicos. b) Morrer sempre foi um tema de difícil comunicação desde a Idade Média. - Embora a comunicação sobre a morte tenha suas dificuldades, essa afirmação não aborda diretamente a questão do cuidado paliativo e a dignidade do paciente. c) A morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente. - Esta alternativa está alinhada com a filosofia do Cuidado Paliativo, que enfatiza a dignidade e o alívio do sofrimento. d) Pacientes em fase terminal precisam de mais atenção do que pacientes acometidos de doenças limitantes que podem ser tratadas fora do hospital. - Essa afirmação pode ser discutível, pois a atenção deve ser adequada a cada situação, não necessariamente comparando as fases de adoecimento. e) A morte no ambiente domiciliar é que propicia uma forma humanizada de partida. - Embora a morte domiciliar possa ser humanizada, essa afirmação não é uma generalização e não se relaciona diretamente com o conceito de Cuidado Paliativo. Diante da análise, a alternativa que melhor reflete a essência do Cuidado Paliativo e a necessidade de um olhar humanizado é: c) a morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as informações fornecidas e o conteúdo estudado sobre adoecimento e morte, posso afirmar que a alternativa correta é: c) a morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir:
“Atuar como Psicólogo Hospitalar é crer que a humanização da abordagem hospitalar é possível e real; é sobretudo verter o grito de dor do paciente de modo que este seja não tão somente escutado, mas sobretudo, compreendido em toda a sua dimensão humana.”
Fonte: MOSIMANN, L. T. N. Q.; LUSTOSA, M. A. A Psicologia hospitalar e o hospital. Revista SBPH, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 200-232, jun. 2011. Disponível em:.Acesso em: 25 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre psicologia hospitalar, podemos afirmar que:
a solidão é remediada pela presença dos profissionais, sendo necessário fornecer formas de distração adequada, que é o fundamento da humanização hospitalar.
os pacientes internados em enfermarias têm consciência de que a passagem pelo hospital é necessária, mas temporária.
a principal função do psicólogo hospitalar está voltada para a equipe, que precisa ser preparada para acolher e motivar o paciente.
os psicólogos organizam a assistência dos pacientes mais comprometidos emocionalmente, por saber de suas questões emocionais e pessoais.
a motivação para o tratamento e o sofrimento em torno do adoecimento são questões fundamentais a serem trabalhadas pelo psicólogo.
a) solidão é remediada pela presença dos profissionais, sendo necessário fornecer formas de distração adequada, que é o fundamento da humanização hospitalar.
b) os pacientes internados em enfermarias têm consciência de que a passagem pelo hospital é necessária, mas temporária.
c) a principal função do psicólogo hospitalar está voltada para a equipe, que precisa ser preparada para acolher e motivar o paciente.
d) os psicólogos organizam a assistência dos pacientes mais comprometidos emocionalmente, por saber de suas questões emocionais e pessoais.
e) a motivação para o tratamento e o sofrimento em torno do adoecimento são questões fundamentais a serem trabalhadas pelo psicólogo.

Leia o trecho a seguir:
“O questionamento sobre Psicologia Hospitalar x Psicologia da Saúde começou com a experiência do doutorado no exterior, onde descobrimos, surpreendidas, que a tão difundida especialização na Psicologia, denominada no Brasil de Hospitalar, é inexistente em outros países. A aproximação ao que seria no Brasil a Psicologia Hospitalar é denominada Psicologia da Saúde em outros países.”
Fonte: CASTRO, E. K.; BORNHOLDT, E. Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional. Psicologia:ciência e profissão, Brasília, v. 24, n. 3, p. 48-57, set. 2004. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as teorias do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A psicologia da saúde contempla o universo humano na sua relação saúde-doença.
II. A psicologia hospitalar está dentro do campo da psicologia da saúde.
III. A psicologia da saúde e a psicologia hospitalar observam o processo saúde-doença de formas diferentes.
IV. A psicologia da saúde é um campo de saber e a psicologia hospitalar um campo específico de atuação.
Está correto apenas o que se afirma em:
A psicologia da saúde contempla o universo humano na sua relação saúde-doença.
A psicologia hospitalar está dentro do campo da psicologia da saúde.
A psicologia da saúde e a psicologia hospitalar observam o processo saúde-doença de formas diferentes.
A psicologia da saúde é um campo de saber e a psicologia hospitalar um campo específico de atuação.
a) I e IV.
b) I, II e IV.
c) I, II e III.
d) II e IV.
e) I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina