Buscar

2) CASO DE BZD: QUAL O ANTIDOTO PARA A INTOXICAÇÃO POR BENZODIAZEPINICOS SEGUNDO O CASO ABAIXO: CASO 3: Após ter encontrado um frasco de paracetam...

2) CASO DE BZD: QUAL O ANTIDOTO PARA A INTOXICAÇÃO POR BENZODIAZEPINICOS SEGUNDO O CASO ABAIXO:

CASO 3: Após ter encontrado um frasco de paracetamol vazio próxima a sua filha de 4 anos, uma senhora procurou um pronto socorro para atendimento de sua criança que havia ingerido paracetamol há cerca de 2h. No exame físico a criança apresentava sonolência, abdômen flácido, leve dor a palpação profunda. Após a admissão foi solicitada a avaliação das enzimas hepáticas, ALT (Alanina-Amino Transaminase) e AST (Aspartato- Amino Transferase), ureia, creatinina e tempo de coagulação. QUAL O ANTIDOTO PARA O CASO? Acetilcisteina
CASO 4: Carbamatos e Organofosforados, existem na forma de inseticidas neuromusculares pertencentes aos inibidores da acetilcolinesterase. A maioria dos inseticidas mais eficientes atua no sistema nervoso dos insetos, sua unidade central de controle; ou nos músculos, que traduzem os impulsos nervosos em comportamento físico. A inibição da acetilcolinesterase por carbamatos e organofosforados impede a degradação das moléculas de acetilcolina após a transmissão do sinal nervoso. Como consequência, os neurônios pós-sinápticos permanecem estimulados, e o inseto é levado à morte por hiperexcitação nervosa. Os organofosforados são um grupo de compostos químicos amplamente utilizados em agropecuária como inseticidas, ocasionando intoxicações acidentais em animais e humanos, e mesmo sendo utilizados em tentativas de suicídio. Explique detalhadamente o mecanismo de ação dos organofosforados, diferencie dos carbamatos e EM CASO DE INTOXICAÇÃO QUAL O ANTIDOTO PARA ESTE CASO?
CASO 5: ANALISE V OU F:
( ) O efeito, na intoxicação por monóxido de carbono, ocorre quando o elemento tóxico se liga à hemoglobina circulante, que absorve 200 vezes mais rápido o monóxido de carbono que o oxigênio, reduzindo, assim, a capacidade de transporte de oxigênio do sangue.
( ) Um trabalhador que se expõe ao monóxido de carbono está sujeito a isquemia tecidual
( ) atendimento imediato de um trabalhador exposto a gases asfixiantes, tipo monóxido de carbono (CO), resultante da queima incompleta de combustíveis, exige a remoção do local contaminado sendo optativa a administração de oxigênio (O2), por máscara, na concentração de 100% O2.
CASO 6: METEMOGLOBINEMIA: Se origina de uma hemoglobina não funcional, que foi oxidada, mudando sua configuração de ferro heme do estado ferroso (Fe2+) para o férrico (Fe3+). Essa condição reduz o suprimento de O2 para os tecidos, uma vez que os hemes férricos da metemoglobina não se ligam a esse composto, resultando em cianose. Várias substâncias acima são capazes de causar a metemoglobinemia. Leia o caso abaixo:
CASO 7: CESPE - 2013 - SEGESP-AL - Perito Criminal - Farmácia. As crises dolorosas são as complicações mais frequentes da doença falciforme e devem ser tratadas inicialmente com analgésicos comuns. Caso a resposta terapêutica seja insatisfatória, devem-se associar anti-inflamatórios não esteroides (AINES) ou opioides, de forma escalonada. Acerca dos medicamentos utilizados no controle da dor na doença falciforme, julgue o item que se segue. Durante o tratamento com uso de opioides, devem ser monitorados seus efeitos adversos, como depressão respiratória. Em caso de intoxicação, deve-se administrar metadona, um antagonista opioide de curta duração de ação, capaz de reverter a depressão respiratória. ESSA ALTERNATIVA E VERDADEIRA OU FALSA?
CASO 8: Paciente do sexo feminino, 35 anos, deu entrada na unidade de saúde levada por amigos, inconsciente, apresentando miose, hipotensão, bradicardia, bradipneia e hipotermia. Os amigos informaram que a paciente faz uso, entre outros medicamentos, de morfina para tratamento de dor crônica. Nesse caso, diante dos sinais e sintomas apresentados e da suspeita de intoxicação por opioide, a conduta imediata recomendada é:
CASO 9: PREENCHA NAS LACUNAS, AS CARACTERISTICAS OU FATORES REFERENTES AS FASES DO PROCESSO DE INTOXICAÇÃO
Analise as afirmativas abaixo com V e F:
( ) A toxicodinâmica pode ser caracterizada como sendo a ação que o organismo realiza sobre a substância toxicante e bem como o estudo da dos mecanismos de ação dos agentes tóxicos nos organismos vivos, isto é, sua toxicidade.
( ) Reações idiossincráticas são reações tóxicas a determinados xenobióticos, caracterizados por ocorrerem somente após uma prévia sensibilidade do organismo ao xenobióticos, ou a um produto quimicamente semelhante. Podem variar desde manifestações dérmicas ao choque anafilático.
( ) O efeito crônico dos agentes tóxicos são resultantes de uma exposição a pequenas doses durante vários meses ou anos, sendo que este efeito pode ocasionar câncer e teratogênese.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
10) Sobre o paracetamol, podemos dizer que:
I – Apresenta alto efeito sobre as plaquetas, causando alterações no tempo de sangramento.
II- Em sua toxicidade ocorre elevação plasmática das transaminases (AST e ALT) e moderada bilirrubinemia.
III – A N-acetilcisteína é a droga de escolha para o tratamento de intoxicação.
Estão corretas as disposições:
a) I e III, apenas
b) I, II e III
c) II e III, apenas
d) II apenas
e) III, apenas
11) Descreva o mecanismo de ação da intoxicação por monóxido de carbono.
12) Escreva quais são os fatores que podem favorecer a interação no sítio de ligação e quais fatores podem reduzir essa interação e posterior efeito.

Essa pergunta também está no material:

exercicios aula 4- TOXICODINAMICA edt (1)
4 pág.

Toxicologia Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais