Logo Passei Direto
Buscar

Concursos

METROCAMP
A propósito dos contornos constitucionais do Ministério Público, marque a alternativa correta. A- O Ministério Público não é orgão do Poder Judiciário, pois faz parte do Poder Executivo. B- O Ministério Público não faz parte do Poder Executivo, pois é orgão do Poder Judiciário. C- Cumpre ao Ministério Público a defesa judicial e extrajudicial dos entes federativos. D- Cumpre ao Ministério Público a defesa da sociedade. E- Cumpre ao Ministério Público representar a parcela da população que é considerada hipossuficiente.
User badge image
Julio Valente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa: A- O Ministério Público não é orgão do Poder Judiciário, pois faz parte do Poder Executivo. - Esta alternativa está incorreta. O Ministério Público não faz parte do Poder Executivo, mas sim é um órgão independente. B- O Ministério Público não faz parte do Poder Executivo, pois é orgão do Poder Judiciário. - Esta alternativa está incorreta. O Ministério Público não faz parte do Poder Judiciário, mas sim é um órgão independente. C- Cumpre ao Ministério Público a defesa judicial e extrajudicial dos entes federativos. - Esta alternativa está incorreta. O Ministério Público não defende os entes federativos, mas sim atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. D- Cumpre ao Ministério Público a defesa da sociedade. - Esta alternativa está correta. Uma das funções do Ministério Público é a defesa da sociedade, dos interesses sociais e individuais indisponíveis. E- Cumpre ao Ministério Público representar a parcela da população que é considerada hipossuficiente. - Esta alternativa está incorreta. Embora o Ministério Público atue em defesa dos interesses da sociedade, não é sua função representar especificamente a parcela da população considerada hipossuficiente. Portanto, a alternativa correta é a letra D: "Cumpre ao Ministério Público a defesa da sociedade."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com relação ao chefe do Ministério Público da União, marque a alternativa correta.
a. O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral de Justiça, nomeado pelo Presidente da República, dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
b. O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral de Justiça, nomeado pelo Presidente da República, dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
c. O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República, dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.
d. O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República, dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
e. O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República, dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de um ano, permitida uma recondução.

A propósito do início do inquérito policial, marque a alternativa correta.
a. O inquérito policial não precisa ser iniciado pelo delegado de polícia, mesmo que tome ciência do ilícito penal.
b. O inquérito policial só pode ser iniciado após autorização da autoridade judiciária competente.
c. O inquérito policial é sempre iniciado por requisição do Ministério Público.
d. O inquérito policial pode ser iniciado de ofício pelo delegado de polícia.
e. O inquérito policial não pode ser iniciado de ofício pelo delegado de polícia.

De acordo com o Código de Processo Civil, o oficial de justiça é responsável civil e regressivamente quando:
a. praticar ato nulo com dolo ou culpa somente.
b. sem justo motivo, se recusar a cumprir no prazo os atos impostos pela lei ou pelo juiz a que não está subordinado e praticar ato nulo com dolo ou culpa.
c. com justo motivo, se recusar a cumprir no prazo os atos impostos pela lei ou pelo juiz a que está subordinado e praticar ato nulo com dolo ou culpa.
d. sem justo motivo, se recusar a cumprir no prazo os atos impostos pela lei ou pelo juiz a que está subordinado e praticar ato nulo com dolo ou culpa.
e. sem justo motivo, se recusar a cumprir no prazo os atos impostos pela lei ou pelo juiz a que está subordinado.

A propósito das prerrogativas processuais dos advogados e defensores públicos, marque a alternativa correta.
a. Os advogados e defensores têm direito a receber honorários.
b. Os advogados públicos têm prazo dobrado em todas as suas manifestações processuais, mas os defensores públicos não.
c. Os defensores públicos têm prazo dobrado em todas as suas manifestações processuais, mas os advogados públicos não.
d. Os advogados públicos têm direito a receber, na forma da lei, honorários, mas os defensores públicos não.
e. Os defensores públicos têm direito a receber, na forma da lei, honorários, mas os advogados públicos não.

Mais conteúdos dessa disciplina