Buscar

O efeito estufa é um fenômeno natural que consiste no aumento da temperatura do planeta Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos....

O efeito estufa é um fenômeno natural que consiste no aumento da temperatura do planeta Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos. Porém, nas últimas décadas, esse processo vem acelerando, impulsionado por diferentes atividades praticadas pelos seres humanos. Como exemplo, cita-se o desenvolvimento de práticas agropecuárias que causam degradação do solo. Com base no que você aprendeu neste experimento sobre o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), assinale a alternativa correta.

a) O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e o sistema de plantio direto (SPD) são alternativas de práticas agrícolas que apresentam potencial para mitigar gases de efeito estufa (GEE). Porém, são viáveis apenas em cultivos de grande escala, devido ao alto investimento financeiro que o produtor deve fazer para a implantação, manejo e renovação da área.

b) O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) apresenta o maior potencial para mitigar emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Plano ABC recomenda que o sistema iLPF deve ser implantado em todas as propriedades rurais do território brasileiro, desde a agricultura familiar até grandes fazendas de produção de grãos, pois seu manejo é simples e o custo de implantação é baixo.

c) O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) é um modelo de produção que apresenta alto potencial para aumentar o estoque de carbono no solo e mitigar gases de efeito estufa (GEE). A condução desse sistema demanda conhecimento técnico especializado para garantir a seleção adequada das espécies, o espaçamento de plantio e o manejo das plantas.


💡 1 Resposta

User badge image

Rosiane Quintela

O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) é um modelo de produção que apresenta alto potencial para aumentar o estoque de carbono no solo e mitigar gases de efeito estufa (GEE). A condução desse sistema demanda conhecimento técnico especializado para garantir a seleção adequada das espécies, o espaçamento de plantio e o manejo das plantas.

O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) apresenta alto potencial para aumentar o estoque de carbono no solo e mitigar emissões de gases de efeito estufa (GEE), desde que manejado corretamente. O sistema iLPF pode ser conduzido em diferentes arranjos, como: integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); integração lavoura-pecuária (iLP); integração pecuária-floresta (iPF); ou integração lavoura-floresta (iLF). Os sistemas agropecuários integrados são indicados para pequenas, médias e grandes propriedades, desde que seja considerada a realidade de cada unidade produtiva, como: disponibilidade de renda do produtor para investimento no sistema (p. ex., compra de espécies vegetais); aptidão agrícola da unidade produtiva; clima da região (p. ex., para seleção das espécies adequadas); e frequência de manejo de acordo com o arranjo implantado, entre outros fatores. É válido ressaltar que a implantação do sistema iLPF pode elevar os custos do produtor rural. Porém, o planejamento e a gestão adequada da área contribuem para a amortização dos custos, proporcionando retorno econômico para o produtor a curto, médio ou longo prazo, dependendo do arranjo e da gestão da unidade produtiva.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais