Buscar

Com base no cenário acima, para fins de aconselhar o administrador acerca da possibilidade da obtenção da restituição do montante recolhido a maior...

Com base no cenário acima, para fins de aconselhar o administrador acerca da possibilidade da obtenção da restituição do montante recolhido a maior, assinale a alternativa correta.
a. Não é possível a restituição, pois o pagamento foi espontâneo, incidindo a máxima “quem paga mal paga duas vezes”.
b. Não é possível a restituição, pois, embora pago indevidamente, não cabe restituição de tributo indireto.
c. Cabe apenas pedido administrativo de restituição, em razão do pagamento indevido.
d. Cabe pedido judicial de repetição de indébito, desde que a empresa comprove ter assumido o referido encargo, sem tê-lo transferido a terceiro.

Essa pergunta também está no material:

Noções_de_Direito_Tributário_e_Código_de_Processo_Tributário
159 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: a. Não é possível a restituição, pois o pagamento foi espontâneo, incidindo a máxima “quem paga mal paga duas vezes” - Esta afirmação está incorreta, pois o pagamento espontâneo não impede a restituição de valores pagos a mais. b. Não é possível a restituição, pois, embora pago indevidamente, não cabe restituição de tributo indireto - Esta afirmação também está incorreta, pois é possível a restituição de tributos pagos indevidamente, independentemente de serem diretos ou indiretos. c. Cabe apenas pedido administrativo de restituição, em razão do pagamento indevido - Esta opção está parcialmente correta, pois é possível iniciar o processo de restituição administrativamente, mas não é a única opção. d. Cabe pedido judicial de repetição de indébito, desde que a empresa comprove ter assumido o referido encargo, sem tê-lo transferido a terceiro - Esta afirmação está correta. Caso a empresa comprove que assumiu o encargo do tributo sem transferi-lo a terceiros, é possível solicitar a restituição judicialmente. Portanto, a alternativa correta é: d. Cabe pedido judicial de repetição de indébito, desde que a empresa comprove ter assumido o referido encargo, sem tê-lo transferido a terceiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais