Logo Passei Direto
Buscar
O manejo integrado envolve a aplicação do conhecimento e tecnologias disponíveis para o desenvolvimento e implementação de uma estratégia de controle efetivo das plantas daninhas. A efetividade no controle está relacionada ao sucesso na mortalidade ou redução da infestação das espécies daninhas e à redução dos custos para que esse sucesso aconteça. Assinale a alternativa CORRETA com relação às estratégias de manejo para o controle de plantas daninhas:

( A )Conhecimento da biologia e ecologia e da taxonomia e identificação, sem levar em consideração o conhecimento da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, bem como a dinâmica populacional de plantas daninhas
( B )Conhecimento da biologia e ecologia sem considerar a taxonomia e identificação, bem o conhecimento da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, dinâmica populacional de plantas daninhas, da dormência e da quantidade de sementes
( C )Conhecimento da biologia e ecologia, bem como da taxonomia e identificação, juntamente com o conhecimento da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, da dinâmica populacional de plantas daninhas, da dormência e do banco de sementes no solo
( D )Conhecimento da biologia e ecologia, da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, dinâmica populacional de plantas daninhas, dormência e banco de sementes no solo são desnecessários
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre manejo integrado de plantas daninhas, é importante considerar que um manejo eficaz requer um entendimento abrangente de vários aspectos das plantas daninhas, incluindo sua biologia, ecologia, morfologia, anatomia, fisiologia, bioquímica, dinâmica populacional, dormência e banco de sementes no solo. Vamos analisar as alternativas: (A) Conhecimento da biologia e ecologia e da taxonomia e identificação, sem levar em consideração o conhecimento da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, bem como a dinâmica populacional de plantas daninhas - Esta opção é incorreta, pois ignora aspectos importantes do manejo. (B) Conhecimento da biologia e ecologia sem considerar a taxonomia e identificação, bem como o conhecimento da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, dinâmica populacional de plantas daninhas, da dormência e da quantidade de sementes - Também é incorreta, pois desconsidera a taxonomia e identificação. (C) Conhecimento da biologia e ecologia, bem como da taxonomia e identificação, juntamente com o conhecimento da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, da dinâmica populacional de plantas daninhas, da dormência e do banco de sementes no solo - Esta opção é correta, pois abrange todos os aspectos necessários para um manejo integrado eficaz. (D) Conhecimento da biologia e ecologia, da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, dinâmica populacional de plantas daninhas, dormência e banco de sementes no solo são desnecessários - Esta opção é claramente incorreta, pois todos esses conhecimentos são essenciais. Portanto, a alternativa correta é: (C) Conhecimento da biologia e ecologia, bem como da taxonomia e identificação, juntamente com o conhecimento da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, da dinâmica populacional de plantas daninhas, da dormência e do banco de sementes no solo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: (C) Conhecimento da biologia e ecologia, bem como da taxonomia e identificação, juntamente com o conhecimento da morfologia, anatomia, fisiologia e bioquímica, da dinâmica populacional de plantas daninhas, da dormência e do banco de sementes no solo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação às espécies daninhas, oito entre as dez plantas invasoras mais importantes na agricultura possuem metabolismo C4. Além de serem mais eficientes na fixação de gás carbônico, elas são mais eficientes no uso da água. A eficiência no uso da água está relacionada com o desenvolvimento das raízes da planta. Com base na boa densidade radicular das plantas competitivas, assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA:
A Alto potencial de absorção de água e nutrientes.
B Alta quantidade de pelos radiculares.
C Boa proporção de raízes com crescimento ativo.
D Comprimento radicular menor em relação ao seu peso.

Referente à classificação quanto ao hábito de crescimento, as espécies de pequeno porte, com altura inferior a um metro, são eretas ou prostadas. Geralmente, possuem caules tenros, podendo ser sublenhosas.
Com relação à classificação das plantas descritas, assinale a alternativa CORRETA:
A Arbustivas.
B Subarbustivas.
C Arbóreas.
D Herbáceas.

Do ponto de vista evolutivo, as plantas daninhas representam um dos mais bem-sucedidos grupos de plantas, que evoluíram devido à perturbação humana nas áreas silvestres, seja na construção de cidades ou no desenvolvimento de áreas de cultivo.
Com relação às características que tornam as plantas daninhas indesejáveis, assinale a alternativa CORRETA:
A Resistência, alta capacidade de propagação de sementes e produzem grande quantidade de sementes.
B Realiza fotossíntese com baixa intensidade de radiação.
C Desenvolvimento de raízes profundas e folhas largas.
D Capacidade de ser rasteiras e desenvolvimento lento.

Família de plantas que possui caule tipo colmo, cilíndrico, com nós e entrenós; oco ou fistuloso. Folhas em geral com lâmina, lígula e bainha; inflorescência em panículas simples ou ramificadas, formando espiguetas de uma a numerosas flores, normalmente protegidas por duas brácteas estéreis (glumas) e duas férteis (lema e pálea); três estames, ovário súpero unilocular e uniovalado, com três estigmas plumosos.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a família das plantas descritas:
A Cyperaceae.
B Poaceae.
C Asteraceae.
D Malvaceae.

Quanto ao desenvolvimento da planta, podemos classificar as espécies daninhas em anuais, bianuais ou perenes. As plantas que completam seu ciclo de vida em menos de um ano ou em uma estação de crescimento. Geralmente, são caracterizadas por uma grande produção de sementes, crescimento rápido e de fácil manejo.
Sobre as plantas descritas, assinale a alternativa CORRETA:
A Perenes.
B Anuais.
C De verão.
D Bianuais.

As plantas daninhas desenvolveram características reprodutivas que as permitiram sobreviver em ambientes inóspitos, tornando-as agressivas e competitivas quando invadem áreas cultivadas. Com base na reprodução asexuada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os propágulos se espalham no solo, quando este é preparado para o plantio e podem ter a capacidade de brotarem mesmo em grandes profundidades no solo.
( ) A capacidade de brotar em grandes profundidades dificulta o manejo das espécies daninhas, pois podem ficar armazenados no solo e as plantas podem produzi-los em grande quantidade.
( ) Na reprodução assexuada, as plantas possuem raros tipos de propágulos que geralmente são produzidos em pequenas quantidade, dependendo da espécie.
( ) Os estolões são caules rasteiros que desenvolvem raízes adventícias e a parte aérea na região dos nós, espalhando-se pelo solo.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - F.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - V.

As plantas desenvolveram diferentes formas de disseminar seus diásporos no ambiente e possuem características morfológicas específicas de acordo com esse mecanismo. Assim, entender esses mecanismos auxiliará nos métodos de controle das plantas daninhas.
Com base nos mecanismos de dispersão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A dispersão das estruturas reprodutivas das plantas daninhas também justifica sua capacidade de invasão dos solos cultivados.
II- Existem dois mecanismos de dispersão: autocoria, em que a planta desenvolveu mecanismo próprio, ou alocoria, com o auxílio de agentes externos.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.

A ação deste inibidor inicia com manchas verde escuras nas folhas, de aparência umidificada, seguido da necrose dos tecidos foliares. Essa aparência umidificada ou encharcada é devido à quebra das membranas celulares, levando ao extravasamento do conteúdo intracelular.
Com relação a este inibidor, assinale a alternativa CORRETA:
A Inibidor de mitose celular.
B Protox (síntese de clorofila).
C ACCase (ácidos graxos).
D 2,4-D (plantas daninhas).

A cobertura morta é muito utilizada no controle de espécies daninhas. Os resíduos de vegetais podem ser aplicados antes ou depois da cultura ser estabelecida. Existem duas categorias quanto ao tipo de cobertura que pode ser utilizada. Materiais naturais, ou seja, palha, resíduos vegetais, pedras ou serragem; e materiais sintéticos, como papel, plástico e fibras sintéticas.
Assinale a alternativa CORRETA com relação aos benefícios da cobertura morta em relação ao controle das plantas daninhas:
A Absorver nutrientes do solo e vencer a concorrência.
B Barreira física impedindo a emergência ou bloqueando a luz.
C Liberar produtos e toxinas que matam sementes.
D Fonte de adubo orgânico.

Mais conteúdos dessa disciplina