Buscar

De acordo com o art. 37 ”A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municíp...

De acordo com o art. 37 ”A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. Acerca do tema, assinale a alternativa incorreta.

Questão 5 Escolha uma opção:

Em situações previstas por lei, o administrador público pode deixar de observar a busca do interesse público para beneficiar determinado indivíduo.

O princípio da legalidade estabelece que o administrador público está sempre vinculado às exigências do bem comum e da coletividade, não podendo se afastar destas e do que determina a lei.

A moralidade social que vigora em certa comunidade não diz respeito à moralidade jurídica que trata o princípio da moralidade.

O princípio da eficiência, inserido pela Emenda Constitucional nº19/98, determina que administração pública deve sempre atender os mandamentos legais e a busca pelos resultados positivos com o menor gasto possível.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) Em situações previstas por lei, o administrador público pode deixar de observar a busca do interesse público para beneficiar determinado indivíduo. Essa afirmação está incorreta, pois o administrador público deve sempre buscar o interesse público, não podendo beneficiar um indivíduo em detrimento do bem comum. B) O princípio da legalidade estabelece que o administrador público está sempre vinculado às exigências do bem comum e da coletividade, não podendo se afastar destas e do que determina a lei. Essa afirmação está correta, pois o princípio da legalidade determina que o administrador público deve agir de acordo com a lei e em busca do interesse público. C) A moralidade social que vigora em certa comunidade não diz respeito à moralidade jurídica que trata o princípio da moralidade. Essa afirmação está incorreta, pois a moralidade social e a moralidade jurídica estão interligadas no princípio da moralidade na administração pública. D) O princípio da eficiência, inserido pela Emenda Constitucional nº19/98, determina que administração pública deve sempre atender os mandamentos legais e a busca pelos resultados positivos com o menor gasto possível. Essa afirmação está correta, pois o princípio da eficiência exige que a administração pública busque resultados positivos com o menor custo possível. Portanto, a alternativa incorreta é: A) Em situações previstas por lei, o administrador público pode deixar de observar a busca do interesse público para beneficiar determinado indivíduo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais