Logo Passei Direto
Buscar
Os agentes físicos, que incluem ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade, constituem importante área de conhecimento e atuação da Higiene do Trabalho, sendo correto afirmar que: Escolha uma opção: a. entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo, sendo que, nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo. b. nos trabalhos realizados em condições hiperbáricas, a duração do período de trabalho não poderá ser superior a 8 (oito) horas em pressões de trabalho de 1,0 (uma) a 2,0 (duas) atmosferas e a 6 (seis) horas, em pressões de trabalho de 2,0 (duas) a 4,0 (quatro) atmosferas. c. o controle da exposição ocupacional a radiações ionizantes de pequeno comprimento de onda pode contar, como alarme de perigo, com a capacidade de o organismo humano perceber, por meio de seu mecanismo sensorial, que está exposto a uma quantidade indevida de energia. d. o monitoramento da sobrecarga térmica a que o trabalhador está sujeito pode ser feito por meio da frequência cardíaca, que acusaria sobrecarga fisiológica por calor se o trabalhador de boa saúde apresentasse, por alguns minutos, uma frequência superior a 160 bpm (cento e sessenta batimentos por minuto). e. o uso de ferramentas vibratórias deve se fazer acompanhar de práticas adequadas de trabalho, com o trabalhador empregando força suficiente de pega para garantir um acoplamento pleno à manopla da ferramenta, além de usar luvas antivibratórias, bastante eficientes para vibrações de baixa frequência.
User badge image
Lucas Freire

ano passado

User badge image
Lucas Freire

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo, sendo que, nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo. - Esta definição não está correta, pois o ruído de impacto é caracterizado por picos de energia, mas a avaliação do ruído contínuo não se aplica dessa forma. b) Nos trabalhos realizados em condições hiperbáricas, a duração do período de trabalho não poderá ser superior a 8 (oito) horas em pressões de trabalho de 1,0 (uma) a 2,0 (duas) atmosferas e a 6 (seis) horas, em pressões de trabalho de 2,0 (duas) a 4,0 (quatro) atmosferas. - Esta afirmação está correta e é uma diretriz importante para a segurança em ambientes hiperbáricos. c) O controle da exposição ocupacional a radiações ionizantes de pequeno comprimento de onda pode contar, como alarme de perigo, com a capacidade de o organismo humano perceber, por meio de seu mecanismo sensorial, que está exposto a uma quantidade indevida de energia. - Esta afirmação é incorreta, pois o corpo humano não consegue perceber radiações ionizantes. d) O monitoramento da sobrecarga térmica a que o trabalhador está sujeito pode ser feito por meio da frequência cardíaca, que acusaria sobrecarga fisiológica por calor se o trabalhador de boa saúde apresentasse, por alguns minutos, uma frequência superior a 160 bpm (cento e sessenta batimentos por minuto). - Embora a frequência cardíaca possa ser um indicador, o limite de 160 bpm não é uma regra geral e pode variar de acordo com a condição física do trabalhador. e) O uso de ferramentas vibratórias deve se fazer acompanhar de práticas adequadas de trabalho, com o trabalhador empregando força suficiente de pega para garantir um acoplamento pleno à manopla da ferramenta, além de usar luvas antivibratórias, bastante eficientes para vibrações de baixa frequência. - Esta afirmação é verdadeira, pois o uso de luvas antivibratórias e práticas adequadas é importante para a segurança do trabalhador. Após a análise, a alternativa correta é: b) Nos trabalhos realizados em condições hiperbáricas, a duração do período de trabalho não poderá ser superior a 8 (oito) horas em pressões de trabalho de 1,0 (uma) a 2,0 (duas) atmosferas e a 6 (seis) horas, em pressões de trabalho de 2,0 (duas) a 4,0 (quatro) atmosferas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: a. entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo, sendo que, nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo. b. nos trabalhos realizados em condições hiperbáricas, a duração do período de trabalho não poderá ser superior a 8 (oito) horas em pressões de trabalho de 1,0 (uma) a 2,0 (duas) atmosferas e a 6 (seis) horas, em pressões de trabalho de 2,0 (duas) a 4,0 (quatro) atmosferas. c. o controle da exposição ocupacional a radiações ionizantes de pequeno comprimento de onda pode contar, como alarme de perigo, com a capacidade de o organismo humano perceber, por meio de seu mecanismo sensorial, que está exposto a uma quantidade indevida de energia. d. o monitoramento da sobrecarga térmica a que o trabalhador está sujeito pode ser feito por meio da frequência cardíaca, que acusaria sobrecarga fisiológica por calor se o trabalhador de boa saúde apresentasse, por alguns minutos, uma frequência superior a 160 bpm (cento e sessenta batimentos por minuto). e. o uso de ferramentas vibratórias deve se fazer acompanhar de práticas adequadas de trabalho, com o trabalhador empregando força suficiente de pega para garantir um acoplamento pleno à manopla da ferramenta, além de usar luvas antivibratórias, bastante eficientes para vibrações de baixa frequência. A alternativa correta é a letra e.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), considere:
Está correto o que se afirma em:
I. Tem finalidade previdenciária na concessão da aposentadoria especial e depende de duas definições básicas: a nocividade e a permanência.
II. A nocividade é relativa aos agentes físicos, químicos, biológicos ou associação de agentes capazes de causar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador, previstos nos diversos anexos dos decretos previdenciários.
III. Na avaliação qualitativa, a nocividade se dá pela presença do agente nocivo no ambiente de trabalho, conforme os anexos 6, 13, 13-A e 14 da NR-15 e para a avaliação quantitativa, que ocorre pela ultrapassagem dos limites de tolerância, de acordo com os Anexos 1, 2, 3, 4, 8, 9, 11 e 12 da NR-15 aprovada pela Portaria no 3.214/1978.
IV. Os procedimentos de levantamento ambiental devem estar de acordo com a metodologia das Normas de Higiene Ocupacional (NHO) da Fundacentro.
a. I, II, III e IV.
b. II e IV, apenas.
c. III e IV, apenas.
d. II e III, somente.
e. I e IV, apenas.

De acordo com a NR-01 – Disposições Gerais, considere:
Está correto o que se afirma APENAS em:
I. O levantamento preliminar de perigos deve ser realizado: antes do início do funcionamento do estabelecimento ou novas instalações, para as atividades existentes, nas mudanças e introdução de novos processos ou atividades de trabalho.
II. A organização deve identificar os perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde e avaliar os riscos ocupacionais, indicando o nível de risco.
III. Na matriz de risco, os critérios para a gradação da probabilidade das lesões ou agravos à saúde devem levar em conta a magnitude da consequência e o número de trabalhadores possivelmente afetados, sendo que a magnitude deve levar em conta as consequências de ocorrência de acidentes ampliados.
IV. A identificação dos perigos deve abordar os perigos externos previsíveis relacionados ao trabalho que possam afetar a saúde e segurança no trabalho.
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.

O elemento químico cromo (Cr), é encontrado na maioria das ligas de aço inoxidável. Essa liga metálica é bastante utilizada no processo de fundição e soldagem, nas atividades econômicas como caldeirarias, fabricação de vasos de pressão e tanques. O Cr é utilizado também, em pinturas com pistola, como pigmentos para revestimento contra corrosão. Uma vez caracterizada a sua presença em uma determinada coleta de amostragem, a relação das atividades e operações envolvendo esse agente químico Cr, em recintos fechados, serão consideradas insalubres.
Escolha uma opção:
a. em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho, agente químico Cr de grau de insalubridade máximo, conforme anexo 13 da NR-15, com adicional de 40% sobre o salário-mínimo da região.
b. em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho, agente químico Cr de grau de insalubridade médio, conforme anexo 13 da NR-15, com adicional de 20% sobre o salário-mínimo da região.
c. quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do Quadro no 1 do anexo 11 da NR-15, agente químico Cr de grau de insalubridade médio, com adicional de 20% sobre o salário-mínimo da região.
d. quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do Quadro no 1 do anexo 11 da NR 15, agente químico Cr de grau de insalubridade médio, com adicional de 40% sobre o salário-mínimo da região.
e. já que esse elemento químico não consta nos anexos 11 e 13 Agentes Químicos da NR 15 – Atividades e operações insalubres, logo, o agente químico Cr é considerado inerte à saúde do trabalhador.

Trabalhador aposentado há dez anos, não fumante, que trabalhou durante 22 anos em uma indústria de fabricação de caixas-d’água e telhas de fibrocimento, teve óbito constando genericamente como “câncer de pulmão”. O agente químico e o tipo de câncer que podem estar relacionados ao caso citado são, respectivamente:
Escolha uma opção:
a. cimento e carcinoma bronquioloalveolar;
b. amianto e câncer de pequenas células;
c. asbesto e mesotelioma
d. asbesto e carcinoma adenoescamoso de pulmão
e. amianto e carcinoma bronquioloalveolar.

Para a avaliação da exposição do operador de produção ao ruído contínuo ou intermitente por nível de exposição normalizado (NEN), conforme a norma técnica de Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído (NHO 01), para este critério considera-se o nível de ação (dose diária de 50%) o valor NEN igual a:
Escolha uma opção:
a. 80 dB(A)
b. 85 dB(A)
c. 82 dB(A)
d. 75 dB(A)
e. 70 dB(A)

Conforme estudado em Higiene Ocupacional, são chamados de agentes químicos as poeiras, os fumos, as névoas, as neblinas, os gases, os vapores, os compostos ou produtos químicos. A respeito, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. os asfixiantes simples são os gases ou vapores que, em altas concentrações no ar, deslocam o oxigênio do ar ambiente, dificultando a troca aeróbica no organismo do trabalhador exposto, tendo seus limites de tolerância expressos em função da pressão parcial do contaminante no ambiente de trabalho.
b. nos estudos e levantamentos ambientais realizados na prática profissional do Higienista Ocupacional, é necessário diferenciar os gases dos vapores, avaliando um de cada vez, pois, para cada temperatura, existe um ponto máximo de concentração ambiente para o vapor, que é o ponto de saturação.
c. os gases irritantes das vias aéreas superiores pertencem a um grupo de contaminantes ambientais classificados como de solubilidade muito baixa, que situam sua ação nociva principalmente na garganta e no nariz, sendo exemplos bem conhecidos a amônia e a soda cáustica.
d. entre as medidas genéricas de controle dos agentes químicos, consta a segregação da operação ou do processo, que pode ser aplicada em relação ao espaço, isolando o processo a distância, ou em relação ao tempo, executando a tarefa fora do horário normal; de forma a reduzir o número de expostos.
e. na amostragem de gases e vapores, um método bastante praticado é a absorção, ou retenção em meio sólido, método no qual se faz passar um volume conhecido de ar contaminado através de um tubo contendo um sólido poroso, como o carvão ativado, na superfície do qual os gases e vapores ficam retidos.

A Higiene Ocupacional busca, por meio da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos ambientais, a preservação da saúde dos trabalhadores.
é correto a�rmar que:
a. o Limite de Exposição – Média Ponderada pelo Tempo é a concentração média ponderada no tempo, para uma jornada de 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais e, de acordo com a Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), para Limites de Exposição superiores a 200 ppm (duzentas partes por milhão), o cálculo da concentração média para uma semana de trabalho é mais apropriado que a concentração de um dia.
b. para a conversão do Limite de Exposição Ocupacional (LEO), usualmente expresso em mg/m3 (miligramas por metro cúbico) para ppm (partes por milhão), é necessário multiplicar o valor em mg/m3 pelo peso molecular da substância em gramas e dividir o resultado por 24,45, que se trata do volume molar do ar em litros nas condições padrão de temperatura e pressão.
c. no caso de misturas homogêneas de aerodispersoides no ambiente de trabalho, o cálculo do limite de exposição deve considerar a distribuição granulométrica na mistura e também de cada contaminante, pois substâncias consideradas biologicamente inertes, até a fração inalável, podem mostrar-se reativas quando há grande variação em sua superfície específica.
d. quando duas ou mais substâncias perigosas tiverem efeitos toxicológicos similares sobre o mesmo sistema orgânico ou órgão, deverão ser considerados, em primeiro lugar, seus efeitos combinados e não os efeitos que teriam individualmente, de forma que, na ausência de informações contrárias, considera-se que diferentes substâncias tenham ação aditiva.
e. a composição de Grupos Homogêneos de Exposição integra estratégia de avaliação da exposição de um coletivo de trabalhadores, que estariam expostos de maneira similar a agentes nocivos presentes em seu ambiente de trabalho, e demanda, para que se conheça a resposta fisiológica à exposição, a apuração dos Índices Biológicos de Exposição de cada trabalhador integrante do Grupo.

Na prática da Higiene do Trabalho, a ventilação industrial é importante medida de proteção coletiva na manutenção de condições ambientais adequadas à presença continuada de trabalhadores no ambiente de trabalho.
A respeito, é correto a�rmar que:
a. a utilização da ventilação geral diluidora em locais de trabalho, com geração de contaminantes de elevada toxicidade, demanda cuidados específicos, como a garantia de diluição do contaminante a valores inferiores ao seu limite de tolerância antes da zona respiratória dos usuários do recinto.
b. na ventilação local exaustora, a posição dos captores em relação à fonte geradora dos contaminantes e sua geometria é relevante para a eficiência do sistema, sendo mais comuns os captores enclausurantes, tipo cabine, periféricos, centrais e tipo coifa, com precipitadores eletrostáticos ou não.
c. na ventilação local exaustora, a velocidade de captura é aquela que deve ter o ar na região estabelecida de forma a trazer os poluentes para dentro do captor, sendo função do tipo de captor, da velocidade de emissão, da toxicidade do poluente, do grau de movimentação do ar e da razão de emissão do poluente.
d. o balanceamento de tramos, no sistema de ventilação, consiste no procedimento para atingir o necessário desequilíbrio dinâmico nos pontos de junção de tubulações, de forma a conseguir em cada um deles as vazões requeridas para a exaustão e o transporte dos contaminantes para fora do ambiente de trabalho.
e. na seleção dos ventiladores centrífugos, os que possuem as pás voltadas para trás apresentam custo inicial baixo em relação aos ventiladores radiais e centrífugos de pás para frente, de alto custo, sendo que os dois tipos de ventiladores centrífugos são adequados ao manuseio de materiais abrasivos.

Mais conteúdos dessa disciplina