Logo Passei Direto
Buscar
Duas cargas elétricas idênticas Q e Q, cada uma com 0,1 μC, encontram-se fixas sobre um plano horizontal, conforme a figura abaixo. Uma terceira carga q, de massa 10g, encontra-se em equilíbrio no ponto P, formando assim um triângulo isóscele vertical. Sabendo que as únicas forças que agem em q são de interação eletrostática com Q e Q e seu próprio peso, o valor da carga q é:

a. 2,0 . 10 C
b. 1,0 . 10 C
c. 2,0 . 10 C
d. 1,0 . 10 C
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para encontrar o valor da carga q, podemos usar o princípio de equilíbrio das forças. Sabemos que as únicas forças atuando em q são a força de interação eletrostática com Q e Q, e seu próprio peso. Como q está em equilíbrio, a força resultante sobre ela deve ser zero. A força de interação eletrostática entre q e Q é dada por \( F = k \cdot \frac{qQ}{r^2} \), onde k é a constante eletrostática, q e Q são as cargas e r é a distância entre elas. A força resultante na direção vertical é a diferença entre a força eletrostática e o peso de q. Como q está em equilíbrio, essas forças se igualam. Substituindo os valores conhecidos na equação e resolvendo, encontramos que o valor da carga q é 1,0 . 10 C, que corresponde à alternativa b.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em dias muito secos, ao tocar-se em um automóvel, podemos sentir pequenos choques elétricos. Tais choques são devidos a eletrização da estrutura dos automóveis em contato com o ar. Sobre a natureza dos corpos (eletrizados ou neutros) são feitas as seguintes afirmacoes:

I Somente quando há desequilíbrio entre o número de prótons e elétrons é que a matéria manifesta suas propriedades elétricas.

II Um corpo eletricamente neutro é aquele que não tem cargas elétricas.

III Ao serem atritados, dois corpos eletricamente neutros, de materiais diferentes, tornam-se eletrizados com cargas de mesmo sinal, devido ao princípio de conservação das cargas elétricas.

IV Se um corpo tem cargas elétricas, ele pode ou não estar eletrizado.

Estão corretas as afirmações:

a. II,III e IV
b. I e IV
c. III e IV
d. I e II

O potencial elétrico gerado por uma configuração de carga em um ponto é dado por .Usando coordenadas retangulares podemos afirmar que o campo elétrico na origem é:

a. V = (x − 2 (y + 1 (z − 1 V)2 )2 )3 = −16(3 − + )V /mE ⃗ (0, 0, 0) x̂ ŷ ẑ
b. V = 16( − + 3 )V /mE ⃗ (0, 0, 0) x̂ ŷ ẑ
c. V = −16( − + 3 )V /mE ⃗ (0, 0, 0) x̂ ŷ ẑ
d. V = 16( − 3 + )V /mE ⃗ (0, 0, 0) x̂ ŷ ẑ

O módulo do vetor campo elétrico produzido por uma carga elétrica puntiforme em um ponto P é igual a E. Dobrando-se a distância entre a carga e o ponto P, por meio do afastamento da carga, o módulo do vetor campo elétrico nesse ponto mudo para:

a. 2E
b. E
c. 4E

As figuras 1 e 2 representam dois capacitores de placas paralelas com as mesmas dimensões. O primeiro com o núcleo preenchido por ar e o segundo com o núcleo preenchido por borracha. Comparando as duas configurações, podemos afirmar que:

a. O enfraquecimento do campo elétrico no capacitor 2 devido a polarização eleva a capacitância do capacitor 2
b. O potencial elétrico em ambos os capacitores são iguais, quando a densidade de carga sobre as placas forem iguais.
c. A permissividade elétrica é menor no capacitor 2
d. A capacitância do capacitor 1 é maior que a capacitância do capacitor 2 devido ao fato do campo elétrico ser mais intenso no capacitor 1.

Mais conteúdos dessa disciplina