Logo Passei Direto
Buscar
O Assistente Social, ao desenvolver uma pesquisa, deve partir da compreensão de que:

a) A metodologia inclui concepções teóricas, que se traduz no conjunto de técnicas e no potencial criativo do pesquisador. (correta)
b) A pesquisa é uma atitude e prática teórica de busca que define um processo acabado e eventual.
c) A pesquisa remete ao processo de produção do conhecimento, em que o sujeito busca confirmar uma realidade.
d) A pesquisa envolve uma abordagem teórica que capta e apreende a complexidade e as articulações da realidade de maneira total e completa.
e) O objeto da pesquisa são as pessoas, foco da análise que provoca a indagação, constituídas como matéria inerte.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas: a) A metodologia inclui concepções teóricas, que se traduz no conjunto de técnicas e no potencial criativo do pesquisador. (correta) - Esta opção destaca a importância da metodologia e do papel do pesquisador, o que é fundamental na pesquisa. b) A pesquisa é uma atitude e prática teórica de busca que define um processo acabado e eventual. - Essa definição é limitada, pois a pesquisa é um processo contínuo e não necessariamente "acabado". c) A pesquisa remete ao processo de produção do conhecimento, em que o sujeito busca confirmar uma realidade. - Essa opção é problemática, pois a pesquisa deve buscar entender e explorar a realidade, não apenas confirmá-la. d) A pesquisa envolve uma abordagem teórica que capta e apreende a complexidade e as articulações da realidade de maneira total e completa. - Embora a pesquisa busque entender a complexidade, a ideia de "total e completa" é irrealista, pois a realidade é multifacetada e não pode ser totalmente apreendida. e) O objeto da pesquisa são as pessoas, foco da análise que provoca a indagação, constituídas como matéria inerte. - Essa opção é inadequada, pois trata as pessoas como "matéria inerte", o que não reflete a dinâmica e a subjetividade dos sujeitos na pesquisa. Diante dessa análise, a alternativa correta é a) A metodologia inclui concepções teóricas, que se traduz no conjunto de técnicas e no potencial criativo do pesquisador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Ao desenvolver uma pesquisa, o Assistente Social deve partir da compreensão de que a metodologia inclui concepções teóricas, que se traduzem em procedimentos e técnicas para a investigação da realidade social. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A dimensão interventiva do trabalho profissional do assistente social deve adotar a pesquisa como Assinale a alternativa correta

a) Necessidade de conhecer a realidade, mais voltada para sua dimensão quantitativa, uma vez que esta pode permitir fazer generalizações e é essa a necessidade premente do profissional no exercício da prática cotidiana.
b) Indispensável, e priorizar a pesquisa qualitativa, pois as aproximações numéricas não coadunam com a realidade social própria do cotidiano profissional.
c) Expressão da intrínseca relação entre teoria e prática, colocando-se de forma central na formação e no cotidiano profissional. (correta)
d) Um instrumento adequado ao momento do planejamento, pois em outras atividades profissionais a pesquisa limita-se a leitura da realidade da condição de vida dos usuários e suas famílias.
e) Processo de reflexão-ação que sempre deve estar coadunado com as explicações do campo metodológico, lançando mão de forma eclética das diferentes vertentes analíticas.

Sobre Pesquisa Social, é CORRETO afirmar que

a) A pesquisa social é uma ação de natureza investigativa, com o intuito de investigar fenômenos sociais, próprios de uma realidade num dado contexto histórico, econômico, político e cultural, usando métodos quantitativos ou qualitativos, independentemente do campo disciplinar de procedência dos pesquisadores ou até mesmo da inserção acadêmica do projeto de pesquisa; (correta)
b) A pesquisa social é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos;
c) A pesquisa social revela áreas de consenso, tanto positivo quanto negativo, nos padrões de respostas. Ela também determina quais ideias geram uma forte reação emocional. Além disso, é especialmente útil em situações que envolvem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas ideias;
d) As pesquisas sociais estão fortemente emocionais e ligadas ao mercado;
e) A pesquisa social considera que tudo pode ser quantificável o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.

A pesquisa em serviço social qualifica a prática profissional orientando a produção de conhecimento, o planejamento e o gerenciamento de programas de intervenção social. Portanto, a pesquisa:

a) Estabelece hipóteses com mais propriedade.
b) Vincula pensamento e ação. (correta)
c) Propõe um discurso analista.
d) Trabalha somente com o universo social.
e) Propõe um discurso abstrato sobre a realidade.

Assinale a opção correta acerca dos fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social.

a) A coleta de dados de um informante por meio da técnica denominada história de vida permite ao pesquisador fazer generalizações sobre a vida do entrevistado.
b) Em uma abordagem marxista, são consideradas a historicidade dos processos sociais e dos conceitos, as condições socioeconômicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais. (correta)
c) Conforme a natureza das fontes utilizadas para a abordagem e tratamento do objeto, a pesquisa pode classificar-se em exploratória, descritiva ou explicativa.
d) A entrevista não diretiva consiste em uma técnica de coleta de informação mediante a qual são solicitadas informações diretamente aos sujeitos pesquisados.
e) A entrevista estruturada corresponde a um conjunto de questões sistematicamente articuladas que se destinam a levantar informações escritas a fim de conhecer a opinião dos entrevistados sobre os assuntos em estudo.

O assistente social, ao ser chamado para realizar um estudo social integrando determinado projeto com outras áreas, deve comprometer-se com

a) Correto APENAS o que se afirma em I.
b) Correto APENAS o que se afirma em II.
c) Correto APENAS o que se afirma em III.
d) Correto APENAS o que se afirma em I e II.
e) Correto o que se afirma em I, II e III. (correta)

Para Augusto Comte, o Positivismo é a última etapa da humanidade, que se elevou do ‘estágio teológico’, no qual tudo se explicava de maneira mágica, e do ‘estágio metafísico’, no qual a explicação se contentava com palavras. A base teórica do positivismo, apresenta três pontos, assinale a alternativa correta.
Todo conhecimento do mundo material decorre dos dados ‘positivos’ da experiência, e é somente a eles que o investigador deve ater-se; Existe um âmbito puramente formal, no qual se relacionam as ideias, que é o da lógica pura e o da matemática; e, Todo conhecimento dito ‘transcendente’ – metafísica, teologia e especulação acrítica – que se situa além de qualquer possibilidade de verificação prática, deve ser descartado.
a) Todo conhecimento do mundo material decorre dos dados ‘positivos’ da experiência, e é somente a eles que o investigador deve ater-se; Existe um âmbito puramente informal, no qual se relacionam as ideias, que é o da lógica pura e o da matemática; e, Todo conhecimento dito ‘transcendente’ – metafísica, teologia e especulação acrítica – que se situa além de qualquer possibilidade de verificação prática, deve ser descartado.
b) Todo conhecimento do mundo material decorre dos dados ‘positivos’ da experiência, e é somente a eles que o investigador deve ater-se; Existe um âmbito puramente formal, no qual se relacionam as ideias, que é o da lógica pura e o da matemática; e, Todo conhecimento dito ‘transcendente’ – metafísica, teologia e especulação acrítica – que se situa além de qualquer possibilidade de verificação prática, não deve ser descartado.
c) Todo conhecimento do mundo material decorre dos dados ‘positivos’ da experiência, e é somente a eles que o investigador deve ater-se; Existe um âmbito puramente formal, no qual se relacionam as ideias, que é o da lógica pura e o da matemática; e, Todo conhecimento dito ‘transcendente’ – metafísica, teologia e especulação acrítica – que se situa além de qualquer possibilidade de verificação prática, deve ser descartado. (correta)
d) Todo conhecimento do mundo material decorre dos dados ‘positivos’ da experiência, e é somente a eles que o investigador deve ater-se; Existe um âmbito puramente formal, no qual se relacionam as ideias, que é o da lógica pura e o da matemática; e, Nenhum conhecimento dito ‘transcendente’ – metafísica, teologia e especulação acrítica – que se situa além de qualquer possibilidade de verificação prática, deve ser descartado.

Assinale a alternativa que corresponde às etapas necessárias para a realização de uma pesquisa quantitativa

a) Definição do objetivo da pesquisa. Definição da população e da amostra. Elaboração os perfis. Coleta de dados (campo). Processamento dos dados (tabulação). Análise dos resultados. Apresentação e divulgação dos resultados.
b) Definição do objetivo da pesquisa. Definição da população e da amostra. Elaboração dos questionários. Coleta de dados (campo). Processamento dos dados (tabulação). Análise dos resultados. Apresentação e divulgação dos resultados. (correta)
c) Definição do objetivo da pesquisa. Definição da população e da amostra. Elaboração dos questionários. Coleta de dados (campo). Processamento dos dados (tabulação). Análise dos entrevistados. Apresentação e divulgação dos resultados.
d) Definição do objetivo da pesquisa. Definição da população e da amostra. Elaboração dos questionários. Coleta de dados (campo). Processamento dos dados (tabulação). Análise dos resultados.

Assinale a alternativa correspondente a três das características do Estudo de Caso.
Os estudos de caso revelam experiência vicária e permitem generalizações naturalísticas; Os estudos de caso tentam representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social; Os relatos do estudo de caso utilizam uma linguagem e uma forma mais acessível do que os outros relatórios de pesquisa. (correta)
a) Os estudos de caso revelam experiência vicária e permitem generalizações naturalísticas; Os estudos de caso tentam representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social; Os relatos do estudo de caso utilizam uma linguagem e uma forma mais acessível do que os outros relatórios de pesquisa. (correta)
b) Os estudos de caso não revelam experiência vicária e permitem generalizações naturalísticas; Os estudos de caso tentam representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social; Os relatos do estudo de caso utilizam uma linguagem e uma forma mais acessível do que os outros relatórios de pesquisa.
c) Os estudos de caso revelam experiência vicária e permitem generalizações naturalísticas; Os estudos de caso tentam representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social; Os relatos do estudo de caso não utilizam uma linguagem e uma forma mais acessível do que os outros relatórios de pesquisa.
d) Os estudos de caso revelam experiência vicária e permitem generalizações naturalísticas; Os estudos de caso não tentam representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social; Os relatos do estudo de caso utilizam uma linguagem e uma forma mais acessível do que os outros relatórios de pesquisa.

Mais conteúdos dessa disciplina