63) (ESPM-2006) A bacia hidrográfica representada no mapa abaixo está sendo assunto de acalorado debate nacional, acerca do projeto de transposição de seu principal rio. O objetivo é ampliar a oferta de água no semi-árido nordestino. Sobre o assunto, podemos afirmar que:
a) A captação das águas ocorrerá na Bahia e atenderá a todos os demais estados do Nordeste, com exceção do Maranhão. b) A transposição será favorecida pela declividade natural que há à jusante do rio, ainda no estado de Minas Gerais. c) A principal função da transposição das águas será de abastecer o semi-árido setentrional no consumo doméstico e animal. d) A captação em dois eixos, o Norte e o Leste, visa tornar perenes os rios intermitentes do semi-árido, com a principal finalidade de irrigação agrícola. e) A bacia do São Francisco, por estar distante das principais áreas industriais e urbanas do país, está isenta de
A) a Área I abriga grande número de atividades minerárias, que têm comprometido a qualidade da água pela intensificação do assoreamento e do uso de produtos tóxicos. B) a Área II tem sido alvo de conflitos decorrentes do uso múltiplo da água, notadamente para geração de hidreletricidade e para irrigação. C) a Área III apresenta grande concentração de projetos de irrigação fortemente dependentes da vazão dos rios, tendo-se em vista as reduzidas médias anuais de precipitação. D) a Área IV é caracterizada por alta concentração demográfica e industrial, responsável pela emissão de grande volume de cargas poluidoras na rede hidrográfica.