Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Genética – Segunda lei de Mendel Professor: Carlos Henrique @ifrnnatureza IFRN Natureza BIOLOGIA

a) Quando os genes segregam-se independentemente na formação dos gametas é porque estão localizados em cromossomos diferentes , distintos. Por exemplo: Assim, durante a meiose (formação dos gametas), estes genes se distribuem independentemente um do outro, seguindo todas as combinações possíveis. E teremos a formação de quatro tipos de gametas (AB, Ab, aB, ab) em proporções iguais. b) Quando se faz referência a genes ligados, quer dizer que estão situados no mesmo cromossomo: No início da meiose, ocorre a recombinação (crossing over ) e no final dela teremos a formação dos mesmos quatro tipos de gametas, porém com freqüências diferentes: dois parentais (maior freqüência) e dois recombinantes (menor freqüência). Se não houver recombinação, serão produzidos apenas dois tipos de gametas em proporções iguais.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Quando os genes segregam-se independentemente, eles são herdados de forma independente um do outro, seguindo a Segunda Lei de Mendel. Isso significa que a segregação de um par de genes é independente da segregação de outro par de genes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

filho albino e do grupo O, quer saber a probabilidade de vir a ter uma criança com pigmentação normal e do grupo AB. Essa probabilidade é:

a) 1/16
b) 1/8
c) 3/16
d) 1/4
e) 3/4

é devida a um gene autossômico dominante e o albinismo é condicionado por um gene também autossômico, mas recessivo. A probabilidade de o casal ter uma criança normal para os dois caracteres é de:

a) 3/8
b) 1/8
c) 1/4
d) 1/2
e) 3/4

Nas populações africanas que vivem em áreas hiperendêmicas do Plasmodium falciparum, que provoca um tipo de malária muitas vezes fatal, o gene para hemoglobina S pode atingir freqüências muito altas. Levando em conta essas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Se um determinado gene mutante conferir aos seus portadores valor adaptativo maior que seus alelos mais antigos, a sua freqüência tende a aumentar na população.
02. Ainda que o valor adaptativo de um determinado genótipo dependa do efeito seletivo exercido pelo ambiente, nas regiões onde a malária está ausente, como na América do Norte, a vantagem adaptativa do heterozigoto não se perde.
04. Se as populações africanas onde os alelos HbS estão presentes não fossem mais expostas à malária, seria esperado um declínio na freqüência desses alelos, embora às custas funestas da morte de crianças homozigotas afetadas.
08. O desenvolvimento de um medicamento acessível a todos os indivíduos, que torne inócua a hemoglobina S, poderá eliminar a vantagem seletiva do gene HbA em relação a HbS, em uma área livre de malária, possibilitando que os dois alelos sejam encontrados nas populações.
16. Com o desenvolvimento qualitativo dos métodos de tratamento das doenças humanas, numerosos defeitos genéticos que provocavam morte precoce ou limitavam as possibilidades matrimoniais dos indivíduos puderam ser corrigidos.
32. Se aceitarmos que a permanência de um mutante, em uma determinada população, depende da intensidade de seleção à qual ele está sujeito, sua persistência média, isto é, o número médio de gerações que permanecerá na população será diretamente proporcional ao seu coeficiente seletivo.

descendentes do cruzamento de dois ratos, ambos com genótipo AaBb, os filhotes de cor preta poderão apresentar genótipos:

a) Aabb e AAbb.
b) Aabb e aabb.
c) AAbb e aabb.
d) AABB e Aabb.
e) aaBB, AaBB e aabb.

Analise as genealogias que mostram os resultados da tipagem sanguínea dos indivíduos de duas famílias, considerando que todos os pertencentes à família Silva são homozigotos para o gene H.

Assinale a opção correta.

a) Se o casal 1 X 2 da família Silva tiver outro filho, a probabilidade de que tenha sangue AB é maior do que a de ter sangue O.
b) O homem 3 da família Barros não pode ser filho do casal 1 X 2, se ambos têm sangue AB.
c) Se a mulher 5 da família Silva tiver um filho com o homem 5 da família Barros, a probabilidade de a criança ser do sexo feminino e ter sangue B é de 12,5%.
d) Se a mulher 6 da família Silva tiver um filho com o homem 3 da família Barros, a probabilidade de a criança ter sangue A é de 25%.
e) Por ser um mutante Bombay, o indivíduo 3 da família Barros não pode doar sangue para nenhum dos grupos sanguíneos.

Mais conteúdos dessa disciplina