10)
O Instituto Geológico (IG) é um órgão vinculado ao governo do estado de São Paulo. Um dos trabalhos realizados pelo IG e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é o mapeamento de áreas de risco à erosão no município de Monte Alto (SP). Os resultados identificaram oito setores de risco nas áreas urbanas mais críticas a processos erosivos, destes, cinco setores foram classificados como risco alto e muito alto e três setores de risco médio, totalizando 35 moradias em risco. Dentre as recomendações de minimização e o controle do risco, houve a priorização dos setores com classes de risco mais altas para a implantação de medidas preventivas. Os demais setores, de risco médio, devem ser contemplados em uma segunda etapa.
Sobre o mapeamento de riscos para desastres naturais, podemos afirmar que:
I. Os mapeamentos podem ser desdobrados em mapeamento de ameaças, mapeamento de vulnerabilidades e mapeamento de riscos.
II. O mapeamento de riscos é realizado para ações exclusivas de monitoramento acadêmico das áreas, atendendo as demandas de entendimento do uso do solo e de aprofundamento do conhecimento.
III. O mapeamento de riscos é uma ferramenta que subsidia ao poder público (estadual e municipal), cujo o resultado identifica as situações de risco e a proposição de medidas mitigadoras.
IV. O resultado do mapeamento propicia a indicação de medidas de gerenciamento de riscos apenas para as populações em situação de risco alto, sendo assim, estas devem ser consideradas nas ações para prevenção e minimização dos riscos.
São verdadeiras:
Alternativas:
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!