Logo Passei Direto
Buscar
Os custos e as despesas recebem denominações diferentes a depender dos fundamentos dos eventos que lhes deram causa. Imagine uma fábrica e loja de bolos caseiros. Os gastos incorridos com farinha, ovos, açúcar e embalagens correspondem ao grupo de custo e despesa:
C. O custo variável se altera em proporção direta às variações no nível de atividade, ao passo que o fixo, o misto e o semifixo têm em sua composição o custo fixo em maior ou menor proporção. E o custo do período engloba todos os custos no período de um ano.
a) fixo.
b) misto.
c) variável.
d) semifixo.
e) do período.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar os tipos de custos mencionados e como eles se aplicam ao contexto de uma fábrica e loja de bolos caseiros. 1. Custo Fixo: Não varia com a produção, como aluguel ou salários fixos. 2. Custo Variável: Varia diretamente com a produção, como os ingredientes (farinha, ovos, açúcar, embalagens). 3. Custo Misto: Contém componentes fixos e variáveis. 4. Custo Semifixo: Tem um comportamento que é fixo até um certo nível de produção e depois se torna variável. 5. Custo do Período: Refere-se a custos que são reconhecidos no período em que ocorrem, independentemente da produção. No caso da fábrica de bolos, os gastos com farinha, ovos, açúcar e embalagens são diretamente proporcionais à quantidade de bolos produzidos. Portanto, esses gastos se enquadram na categoria de custo variável. Assim, a alternativa correta é: c) variável.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas, os gastos incorridos com farinha, ovos, açúcar e embalagens correspondem ao grupo de custo e despesa c) variável. Isso porque o custo variável se altera em proporção direta às variações no nível de atividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Das opções abaixo, indique aquela que justificaria o resultado de o custo total unitário do produto aumentar mesmo com a diminuição do custo total da linha de produção.

A. O custo fixo da linha de produção diminuiu.
B. O custo variável unitário diminuiu.
C. A quantidade produzida diminuiu.
D. A quantidade produzida aumentou.
E. O custo variável unitário aumentou.

Em que pese o conceito desses custos, assinale a alternativa correta.

A. Os custos fixos e os custos variáveis são definidos com base na entrada e saída de dinheiro do caixa. Custos fixos ou variáveis são uma classificação quanto às suas variações quantitativa, física e em valor, de acordo com o volume produzido, ou seja, em relação à quantidade produzida. Os custos baseados em entrada e saída de dinheiro do caixa são chamados de custos explícitos e implícitos. A classificação dos custos mais utilizada pelos produtores rurais é a de custos fixos e custos variáveis, em razão da sua praticidade. Custos fixos: são determinados por não variarem conforme a quantidade produzida, ou seja, eles são constantes durante o processo produtivo e não se alteram em razão das mudanças nos níveis de produção. Exemplos: depreciação; juros sobre o capital fixo; capital investido em terras; juros sobre o capital investido em outros ativos fixos; seguro sobre o capital fixo; mão de obra indireta; taxas e impostos fixos; etc. A Conab (2010) define custos fixos como aqueles compostos pela depreciação de capital fixo e os demais custos fixos envolvidos na produção e remuneração dos fatores terra e capital fixo. Custos variáveis: são determinados em razão da quantidade produzida, ou seja, com o aumento ou a diminuição de produção, os custos variam conforme o volume produzido. Exemplos: insumos (sementes, medicamentos, produtos fitossanitários, alimentos, fertilizantes, etc.); mão de obra direta; serviços de máquinas e equipamentos executados; energia elétrica; etc. Os custos variáveis são a parcela dos custos totais que dependem da produção, e, por isso, mudam com a variação do volume de produção. Representam as despesas realizadas com os fatores variáveis de produção (CONAB, 2010). Por exemplo, se em um determinado ano o produtor rural aumentar sua área de produção, maior também será a quantidade de sementes para plantio, maior será a quantidade de fertilizantes, produtos fitossanitários e até mesmo de mão de obra e combustível para plantio e colheita desse produto. Da mesma forma, quanto menor a produção, menor também será a necessidade de uso desses recursos variáveis.
B. A classificação de custos mais utilizada pelos produtores rurais é a de custos fixos e custos variáveis, em razão da praticidade. Custos fixos ou variáveis são uma classificação quanto às suas variações quantitativa, física e em valor, de acordo com o volume produzido, ou seja, em relação à quantidade produzida. Os custos baseados em entrada e saída de dinheiro do caixa são chamados de custos explícitos e implícitos. A classificação dos custos mais utilizada pelos produtores rurais é a de custos fixos e custos variáveis, em razão da sua praticidade. Custos fixos: são determinados por não variarem conforme a quantidade produzida, ou seja, eles são constantes durante o processo produtivo e não se alteram em razão das mudanças nos níveis de produção. Exemplos: depreciação; juros sobre o capital fixo; capital investido em terras; juros sobre o capital investido em outros ativos fixos; seguro sobre o capital fixo; mão de obra indireta; taxas e impostos fixos; etc. A Conab (2010) define custos fixos como aqueles compostos pela depreciação de capital fixo e os demais custos fixos envolvidos na produção e remuneração dos fatores terra e capital fixo. Custos variáveis: são determinados em razão da quantidade produzida, ou seja, com o aumento ou a diminuição de produção, os custos variam conforme o volume produzido. Exemplos: insumos (sementes, medicamentos, produtos fitossanitários, alimentos, fertilizantes, etc.); mão de obra direta; serviços de máquinas e equipamentos executados; energia elétrica; etc. Os custos variáveis são a parcela dos custos totais que dependem da produção, e, por isso, mudam com a variação do volume de produção. Representam as despesas realizadas com os fatores variáveis de produção (CONAB, 2010). Por exemplo, se em um determinado ano o produtor rural aumentar sua área de produção, maior também será a quantidade de sementes para plantio, maior será a quantidade de fertilizantes, produtos fitossanitários e até mesmo de mão de obra e combustível para plantio e colheita desse produto. Da mesma forma, quanto menor a produção, menor também será a necessidade de uso desses recursos variáveis.

Em razão da dificuldade em apropriar os custos indiretos aos produtos produzidos, foram desenvolvidos alguns critérios de rateio, que são fundamentais para conhecer o custo final do produto, possibilitando analisar a viabilidade econômica da atividade. Em relação aos métodos de rateio, assinale a alternativa correta.

A. O método de custeio por absorção consiste na apropriação dos custos diretos, que são absorvidos e facilmente identificados.
B. O custeio ABC separa todo o processo produtivo em atividades, pois elas descrevem o processo em sua totalidade.
C. O custeio por absorção e o custeio ABC são os únicos sistemas de custeio que são aceitos pela legislação brasileira.
D. No custeio ABC, todos os custos são classificados em 3 categorias (A, B e C) para que o rateio seja dinâmico e objetivo.
E. O custeio integral é a apropriação dos custos fixos separados por atividades na produção agropecuária do período.

Mais conteúdos dessa disciplina