Logo Passei Direto
Buscar

Direitos Humanos

Colégio Objetivo

Questão 7 Como norma responsável pelo país, sendo considerada uma norma suprema, a Constituição Federal trata de diversos temas. No que diz respeit...

Questão 7
Como norma responsável pelo país, sendo considerada uma norma suprema, a Constituição Federal trata de diversos temas. No que diz respeito aos direitos e às garantias fundamentais, ela trata sobre os direitos sociais e políticos. Sabendo disso, com relação a essa temática, assinale a alternativa correta:

A) Todo inelegível é inalistável, mas nem todo inalistável é inelegível.
B) Estando os direitos políticos previstos na Constituição Federal, somente a própria Constituição poderá estabelecer hipóteses de inelegibilidade, absoluta ou relativa.
C) Nem todas as pessoas são beneficiárias dos direitos sociais.
D) Somente a Constituição pode prever as situações de perda ou suspensão de direitos políticos.
E) Os direitos sociais são amplamente passíveis de disposição contratual pelas partes envolvidas na relação trabalhista a bem do princípio da autonomia da vontade.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

AVALIAÇÃO II
5 pág.

Faculdade Líbano

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação aos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal: A) Todo inelegível é inalistável, mas nem todo inalistável é inelegível. - Esta afirmação não é precisa, pois a inelegibilidade e a inalistabilidade não têm uma relação direta dessa forma. B) Estando os direitos políticos previstos na Constituição Federal, somente a própria Constituição poderá estabelecer hipóteses de inelegibilidade, absoluta ou relativa. - Esta alternativa está correta, pois a Constituição realmente é a norma que estabelece as regras sobre inelegibilidade. C) Nem todas as pessoas são beneficiárias dos direitos sociais. - Embora existam restrições, a Constituição garante direitos sociais a todos os cidadãos, portanto, essa afirmação não é correta. D) Somente a Constituição pode prever as situações de perda ou suspensão de direitos políticos. - Embora a Constituição trate da perda e suspensão de direitos políticos, existem leis infraconstitucionais que também podem regulamentar isso, então essa afirmação não é totalmente precisa. E) Os direitos sociais são amplamente passíveis de disposição contratual pelas partes envolvidas na relação trabalhista a bem do princípio da autonomia da vontade. - Isso não é correto, pois os direitos sociais são irrenunciáveis e não podem ser dispostos livremente pelas partes. Diante da análise, a alternativa correta é: B) Estando os direitos políticos previstos na Constituição Federal, somente a própria Constituição poderá estabelecer hipóteses de inelegibilidade, absoluta ou relativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: A) Todo inelegível é inalistável, mas nem todo inalistável é inelegível. - ERRADO. A inelegibilidade e a inalistabilidade são conceitos distintos. B) Estando os direitos políticos previstos na Constituição Federal, somente a própria Constituição poderá estabelecer hipóteses de inelegibilidade, absoluta ou relativa. - CORRETO. A Constituição Federal estabelece as hipóteses de inelegibilidade. C) Nem todas as pessoas são beneficiárias dos direitos sociais. - ERRADO. A Constituição Federal prevê que todos são beneficiários dos direitos sociais. D) Somente a Constituição pode prever as situações de perda ou suspensão de direitos políticos. - CORRETO. A perda ou suspensão de direitos políticos só pode ser prevista pela Constituição. E) Os direitos sociais são amplamente passíveis de disposição contratual pelas partes envolvidas na relação trabalhista a bem do princípio da autonomia da vontade. - ERRADO. Os direitos sociais são indisponíveis e não podem ser objeto de disposição contratual. Portanto, a alternativa correta é a letra B) Estando os direitos políticos previstos na Constituição Federal, somente a própria Constituição poderá estabelecer hipóteses de inelegibilidade, absoluta ou relativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO II
5 pág.

Faculdade Líbano

Mais perguntas desse material

Questão 2
O doutrinador Lenza expõe que os direitos e as garantias fundamentais possuem determinadas características, e uma delas dispõe que esses direitos não são absolutos. Isso porque, várias vezes, de acordo com o caso, poderá existir um conflito ou um confronto de interesses. Assinale a alternativa que contém essa característica:

A) Concorrência.
B) Universalidade.
C) Historicidade.
D) Limitabilidade.
E) Inalienabilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina