Logo Passei Direto
Buscar
Quais conceitos de Marx são fundamentais para a compreensão do processo de educação de uma perspectiva teórica marxista?

a. Classes sociais.
b. Modos de produção.
c. Ideologia e mais valia.
d. Relações entre classes sociais e ideologia.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para a compreensão do processo de educação a partir de uma perspectiva teórica marxista, os conceitos fundamentais de Marx incluem: a. Classes sociais. b. Modos de produção. c. Ideologia e mais-valia. d. Relações entre classes sociais e ideologia. Portanto, as alternativas a, b, c e d são fundamentais para a análise do processo educacional sob a ótica marxista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como distinguir as posições de Comte, Durkheim e de Marx em relação à educação? Aponte a alternativa correta.

a) Comte e Durkheim viam educação como um processo voltado para o ajustamento do indivíduo à sociedade, às regras sociais vigentes.
b) Ao contrário de Comte e Durkheim, para Marx, educação deveria ser um meio de emancipação, visando a romper com a alienação do trabalho e com a passividade frente à ideologia da classe dominante.
c) Assim como em Durkheim, também para Marx, a educação deveria ser integral e pelo trabalho, de modo a relacionar o saber escolar com o saber laboral, de caráter profissionalizante, para o mercado de trabalho.
d) Assim como para Comte, também em Marx a educação deveria convergir para emancipação do indivíduo do caos moral.
e) Somente Marx via na educação um processo amplo, integral, de emancipação do indivíduo de todos os cerceamentos sociais.

Para Marx, a transformação da sociedade se faz pela força das relações de contradição travadas entre classes (luta de classes) envolvidas na produção econômica (modo de produção). As forças produtivas são articuladas em relações de produção, de modo a constituir modos de produção, os quais implicam na perda gradativa de poder do trabalhador sobre o seu trabalho. As proposições apontam os modos de produção, as classes envolvidas, modalidades de relações de produção e níveis de domínio do trabalhador sobre o trabalho. Todavia, qual dessas proposições está correta?

a. Modo de produção escravista (homem livre x escravo; patrício x plebeu). No trabalho artesanal, o artesão não tem domínio sobre seu trabalho, mas não em todas as demais modalidades de trabalho.
b. Modo de produção feudal (servo x senhor), produção agrícola, em terras do senhor, perda de domínio do trabalhador sobre o volume de produção, mas não sobre o valor de seu trabalho.
c. No modo de produção feudal, na relação entre mestre de corporação e oficial, com acentuada especialização, o trabalhador perde domínio sobre as etapas técnicas do processo produtivo, mas não sobre o valor do seu trabalho.
d. Modo de produção capitalista (burguesia x proletariado): o trabalhador passa a ter domínio sobre o valor de seu trabalho, dada a organização sindical.
e. Modo de produção capitalista (burguesia x proletariado): o trabalhador perde domínio sobre o valor de seu trabalho, ele vende seu trabalho como mercadoria, conforme a demanda.

Escola e educação constituem realidades e objetos de análise distintos, contudo, para o senso comum, cabem à escola alguns papéis, os quais, aliás, não estão sendo cumpridos a contento. Nas alternativas abaixo estão associados papéis, problemas e respectiva fundamentação. Qual delas está correta?

a. Cabe à escola proporcionar para as gerações novas uma formação plena e, para tanto, ela deve transmitir conhecimentos necessários.
b. Cabe à escola formar as novas gerações para a vida e, para tanto, ela deve assegurar a transmissão de valores tradicionais.
c. A escola não está isolada da sociedade, em um ambiente neutro, imune às mudanças e contradições dessas décadas de século XXI; se os valores tradicionais estão sendo questionados, também na escola eles aparecem relativizados.
d. A rapidez das mudanças sociais e históricas, que afetam a sociedade, aparecem refletidas na escola, dando a impressão de quebra de autoridade, desinteresse, indisciplina e, finalmente, a impressão de que a escola não mais cumpre seu papel.

Na história, culturas, sociedades e povos foram classificados segundo uma ordenação eurocêntrica. No século XX, essa ordenação passou a ser elaborada a partir do nível e complexidade do capitalismo alcançados pelas economias nacionais. Quais efeitos desse processo para educação? Aponte a alternativa correta.

a. A classificação hierárquica das sociedades, culturas e economias decorre da aplicação de critérios científicos às realidades focalizadas, portanto um recurso válido no processo educativo.
b. Hierarquizar implica em reconhecer uma origem mais valorizada e etapas gradativas de perda de valor, por isso, as etnias e culturas são hierarquizadas pela ciência.
c. As culturas primitivas, aquelas não letradas no alfabeto ocidental, revelam a potencialidade evolutiva dessas culturas.
d. Critérios de diferenciação podem ser cientificamente empregados para estabelecer hierarquias.
e. Afirmar que uma economia está em desenvolvimento, que é subdesenvolvida, ou desenvolvida, constitui um equívoco de método, porque desconsidera o processo histórico da economia em foco.

Qual significado atribuído atualmente à "identidade cultural"? Escolha a alternativa correta.

a. Identidade cultural permanece sendo basicamente o sentimento de reconhecimento e pertencimento do sujeito ao contexto de sua cultura, linguagem, práticas sociais, etc.
b. Nos dias atuais, não existe mais identidade cultural, todos os povos pertencem à mesma cultura de massa pós-moderna.
c. O acesso à cultura do outro impede a identidade cultural do sujeito.
d. É importante dominar uma língua estrangeira, inclusive sem sotaque, para ser pós-moderno.
e. Hoje o inglês constitui o latim dos tempos do Império Romano, por isso é fundamental à cidadania contemporânea.

Qual alternativa está errada conforme abaixo citado?

a. Para Durkheim, a escola deve servir para socialização e preservação da ordem.
b. Para Marx, a escola deve servir para a emancipação humana.
c. Para Weber, o papel da escola é formar líderes para o ambiente corporativo.
d. Para Marx, a escola deve formar o senso crítico e pensamento complexo dos alunos.
e. Para Durkheim, uma função da escola é combater anomia na sociedade atual.

Mais conteúdos dessa disciplina