Logo Passei Direto
Buscar
1. Algumas necrópsias realizadas no serviço de verificação de óbito da capital, compararam os cérebros de 35 homens e 35 mulheres. Esse estudo concluiu que o lobo frontal feminino é 15% maior e mais largo exatamente na parte responsável pelo processamento de linguagem quando comparado ao dos homens. Sobre o lobo em questão, é correto afirmar que:

a. Fica na região delimitada pelo osso occipital.
b. É separado do lobo parietal pelo sulco frontal superior.
c. O giro pós-central pertence a este lobo.
d. É delimitado lateralmente pelo sulco central.
e. É delimitado posteriormente pelo sulco central.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao lobo frontal: a) Fica na região delimitada pelo osso occipital. - Incorreto. O lobo frontal está localizado na parte anterior do cérebro, enquanto o osso occipital está na parte posterior. b) É separado do lobo parietal pelo sulco frontal superior. - Incorreto. O lobo frontal é separado do lobo parietal pelo sulco central, não pelo sulco frontal superior. c) O giro pós-central pertence a este lobo. - Incorreto. O giro pós-central pertence ao lobo parietal, não ao lobo frontal. d) É delimitado lateralmente pelo sulco central. - Correto. O lobo frontal é de fato delimitado lateralmente pelo sulco central, que o separa do lobo parietal. e) É delimitado posteriormente pelo sulco central. - Incorreto. O lobo frontal é delimitado anteriormente pelo sulco central, não posteriormente. Portanto, a alternativa correta é: d) É delimitado lateralmente pelo sulco central.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: a. Fica na região delimitada pelo osso occipital - Errado. O lobo frontal não fica na região delimitada pelo osso occipital. O osso occipital está localizado na parte posterior do crânio. b. É separado do lobo parietal pelo sulco frontal superior - Errado. O lobo frontal é separado do lobo parietal pelo sulco central, não pelo sulco frontal superior. c. O giro pós-central pertence a este lobo - Errado. O giro pós-central pertence ao lobo parietal, não ao lobo frontal. d. É delimitado lateralmente pelo sulco central - Correto. O lobo frontal é delimitado lateralmente pelo sulco central. e. É delimitado posteriormente pelo sulco central - Errado. O lobo frontal é delimitado posteriormente pelo sulco frontal inferior, não pelo sulco central. Portanto, a alternativa correta é a letra d. É delimitado lateralmente pelo sulco central.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. Sabe-se que o neurocrânio é uma parte dos ossos do crânio responsável por envolver e assim proteger o Sistema Nervoso. Esses ossos nomeiam regiões do Telencéfalo, a região mais superior do Encéfalo, exceto:

a. Frontal.
b. Parietal.
c. Etmoidal.
d. Temporal.
e. Occipital.

1. Acredita-se que a inteligência está relacionada com a quantidade de córtex cerebral. Portanto, a superfície do cérebro apresenta numerosas marcas ou estruturas denominadas:

a. Giros.
b. Ventrículos encefálicos.
c. Oliva.
d. Mielina.
e. Corpo caloso.

1. Enquanto cientistas tentam entender a genialidade de Albert Einstein, a medicina se surpreende com circunstâncias absolutamente opostas: das pessoas que vivem bem com apenas parte do cérebro. A descoberta da neurogênese, o processo de produção de novos neurônios ao longo da vida, em 1998, revelou uma realidade diferente: o cérebro tem capacidade de se regenerar e de se adaptar. Quando uma área sofre dano, outra pode, muitas vezes, assumir suas funções. As conexões são globais. Cada tarefa é realizada não por uma única área, mas por uma densa rede de neurônios. As funções vitais, como o batimento cardíaco e a respiração, estão protegidas em áreas profundas como o hipotálamo e o tronco cerebral. A maior parte do cérebro é constituída de massa encefálica, sem nenhuma função vital. Isso explica como uma pessoa pode ter a cabeça transpassada por um arpão e sobreviver sem sequelas. (Revista Veja, ed. 2135, n. 42, 2009). Analise as afirmativas:
I) O tronco encefálico é formado pelo: diencéfalo, mesencéfalo e cerebelo.
II) O hipotálamo, assim como o tálamo, pertence ao diencéfalo, de origem embriológica do Prosencéfalo.
III) O Bulbo é a região inferior à ponte e esta é anterior ao cerebelo.
IV) O telencéfalo é formado por giros e sulcos. O sulco central separa o giro pré-central, pertencente ao lobo parietal, do giro pós-central, pertencente ao lobo frontal.
a. I e IV.
b. I, II e III.
c. III e IV.
d. II e III.
e. II, III e IV.

1. As meninges são membranas que estão diretamente relacionadas com o Sistema Nervoso Central (SNC), tendo como funções primárias a proteção e sustentação do sistema nervoso. Analise as afirmações a seguir.
I) A meninge mais externa e espessa é a dura-máter.
II) Aracnoide-máter está localizada profundamente à dura-máter, é encontrada somente ao redor do encéfalo.
III) A meninge mais interna é a pia-máter, envolvendo tanto o encéfalo como a medula espinal.
IV) O líquor (líquido cerebroespinal) é encontrado no espaço subdural.
a. I e IV
b. I e III
c. II e IV
d. I, II e III
e. II, III e IV

1. O Sistema Nervoso Central (SNC) recebe, analisa e integra informações do ambiente externo e interno. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de comandos, sendo responsável pelo controle e coordenação de todos os órgãos e funções do organismo. O Sistema Nervoso Periférico (SNP) carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas). No SNC existem as chamadas substâncias cinzenta e branca. O SNC é formado por:

a. Cérebro e medula espinal.
b. Encéfalo e medula espinal.
c. Encéfalo e nervos.
d. Nervos, gânglios e terminações nervosas.
e. Cérebro, nervos, gânglios e terminações nervosas.

Mais conteúdos dessa disciplina