Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a educação estética, assinale a alternativa correta.
a. A educação estética se configura na necessidade de se promover o ensino da Arte.
b. O ensino de filosofia traduz conceitos da educação estética, por possibilitar a compreensão da Estética por meio do estudo de filósofos e artistas clássicos.
c. A educação estética pode ocorrer em qualquer área do conhecimento, desde que seja uma educação que promova o envolvimento total do aluno com o objeto de estudo, em uma relação de complemento e troca entre aluno e mundo em seu processo formativo.
d. A educação estética é possibilitada no encontro entre a Arte e a Filosofia, estando presente nos currículos do Ensino Médio, quando tais conhecimentos são possíveis aos alunos pelo nível de desenvolvimento esperado para a faixa etária.
e. A possibilidade de uma educação estética só se configura a partir da compreensão da História da Arte, a partir da análise de obras de arte e das biografias de seus autores.
c) A educação estética pode ocorrer em qualquer área do conhecimento, desde que seja uma educação que promova o envolvimento total do aluno com o objeto de estudo, em uma relação de complemento e troca entre aluno e mundo em seu processo formativo.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a educação estética: a) A educação estética se configura na necessidade de se promover o ensino da Arte. - Embora o ensino da Arte seja importante, a educação estética vai além disso, envolvendo a experiência estética em diversas áreas. b) O ensino de filosofia traduz conceitos da educação estética, por possibilitar a compreensão da Estética por meio do estudo de filósofos e artistas clássicos. - Essa afirmação é verdadeira, mas não abrange completamente o conceito de educação estética. c) A educação estética pode ocorrer em qualquer área do conhecimento, desde que seja uma educação que promova o envolvimento total do aluno com o objeto de estudo, em uma relação de complemento e troca entre aluno e mundo em seu processo formativo. - Esta alternativa é bastante abrangente e reflete bem a ideia de que a educação estética não se limita à Arte, mas pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento. d) A educação estética é possibilitada no encontro entre a Arte e a Filosofia, estando presente nos currículos do Ensino Médio, quando tais conhecimentos são possíveis aos alunos pelo nível de desenvolvimento esperado para a faixa etária. - Embora a interação entre Arte e Filosofia seja relevante, essa afirmação é um pouco restritiva. e) A possibilidade de uma educação estética só se configura a partir da compreensão da História da Arte, a partir da análise de obras de arte e das biografias de seus autores. - Essa afirmação é muito limitada, pois a educação estética não se restringe apenas à História da Arte. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a ideia de educação estética é: c) A educação estética pode ocorrer em qualquer área do conhecimento, desde que seja uma educação que promova o envolvimento total do aluno com o objeto de estudo, em uma relação de complemento e troca entre aluno e mundo em seu processo formativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas, a alternativa correta é: c) A educação estética pode ocorrer em qualquer área do conhecimento, desde que seja uma educação que promova o envolvimento total do aluno com o objeto de estudo, em uma relação de complemento e troca entre aluno e mundo em seu processo formativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca das relações entre arte e cultura, assinale a alternativa incorreta:
a. A arte é fruto somente da ação humana.
b. Homem e cultura são indissoluvelmente ligados, só havendo um por meio do outro.
c. A cultura é resultado apenas da ação artística do homem.
d. O ato de ordenar e estruturar o mundo por meio de símbolos, pela representação simbólica, é um ato cultural.
e. Cultura é toda ação de modificação da natureza pelo homem.
c) A cultura é resultado apenas da ação artística do homem.

Sobre a diversidade cultural, assinale a alternativa correta:
a. A diversidade cultural considera também os aspectos culturais na antiguidade e na história de cada povo, até de povos que não existem.
b. Traços culturais que definem nossa cultura enquanto brasileira não possuem relação com traços culturais de outros povos, visto que a diversidade cultural é restrita aos grupos sociais na qual transita.
c. Com o processo de globalização, o conceito de diversidade cultural deixou de ser considerado.
d. A diversidade cultural é um aspecto individual de cada pessoa a partir de seu acesso à maior diversidade de obras.
e. A diversidade cultural é limitada à capacidade de atribuir aos objetos artísticos o ideal de beleza.
a) A diversidade cultural considera também os aspectos culturais na antiguidade e na história de cada povo, até de povos que não existem.

Sobre as necessidades vivenciadas na formação do educador, assinale a alternativa incorreta:
a. A formação organizacional do professor tem um caráter político, pois envolve a compreensão da escola enquanto espaço coletivo onde ocorre a atuação docente, e os papeis desempenhados pelo professor em cada situação cotidiana.
b. A formação continuada é fundamental para um bom desenvolvimento docente, por ser espaço de construção da autonomia e ampliação de acervo e repertório de atividades, metodologias e demais ações docentes.
c. A formação educacional do professor envolve o conhecimento dos processos que envolvem o desenvolvimento humano e o aprendizado.
d. A formação cultural só é possível a partir da construção da autonomia docente, em que o professor amplia seu repertório cultural a partir do acesso aos bens culturais como a música e o teatro, assim como a utilização de materiais prontos e livros didáticos.
e. Embora boa parte dos elementos que envolvem o trabalho docente, como a indisciplina e as adaptações curriculares para atuação com alunos portadores de necessidades especiais, sejam aprendidos por meio da vivência, as ações de formação continuada são importantes e devem ser estimuladas.
d) A formação cultural só é possível a partir da construção da autonomia docente, em que o professor amplia seu repertório cultural a partir do acesso aos bens culturais como a música e o teatro, assim como a utilização de materiais prontos e livros didáticos.

Sobre os aspectos que envolvem a formação do professor, assinale a alternativa incorreta.
a. No Brasil, o Ensino Fundamental – Anos Finais e o Ensino Médio, contam com professores especialistas específicos para cada componente curricular, enquanto no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e na Educação Infantil, predomina o papel do pedagogo.
b. A Arte, muitas vezes, é encarada na escola brasileira atual sob uma ‘visão de mundo’ que valoriza o saber e as técnicas, e vê a arte como entretenimento ou passatempo.
c. Historicamente, a formação inicial do pedagogo envolve o aprendizado em diversas áreas do conhecimento, dada sua atuação profissional em caráter univalente.
d. A atuação do professor de Arte é marcada pela ausência de modelos e referenciais na vivência dos profissionais que assumem tal desafio, visto que as demandas atuais da área são novas, e não fizeram parte da vida escolar da maioria dos professores.
e. A atuação de professores pedagogos na área de Arte é calcada em modelos vivenciados na sala de aula quando alunos, visto que, assim como outros componentes curriculares que estão presentes na escola há décadas, como Geografia e Matemática, a formação em Arte não se modificou substancialmente.
a) No Brasil, o Ensino Fundamental – Anos Finais e o Ensino Médio, contam com professores especialistas específicos para cada componente curricular, enquanto no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e na Educação Infantil, predomina o papel do pedagogo.
b) A Arte, muitas vezes, é encarada na escola brasileira atual sob uma ‘visão de mundo’ que valoriza o saber e as técnicas, e vê a arte como entretenimento ou passatempo.
c) Historicamente, a formação inicial do pedagogo envolve o aprendizado em diversas áreas do conhecimento, dada sua atuação profissional em caráter univalente.
d) A atuação do professor de Arte é marcada pela ausência de modelos e referenciais na vivência dos profissionais que assumem tal desafio, visto que as demandas atuais da área são novas, e não fizeram parte da vida escolar da maioria dos professores.
e) A atuação de professores pedagogos na área de Arte é calcada em modelos vivenciados na sala de aula quando alunos, visto que, assim como outros componentes curriculares que estão presentes na escola há décadas, como Geografia e Matemática, a formação em Arte não se modificou substancialmente.

Assinale a alternativa que apresenta etapas importantes da formação do professor:

a. Formação inicial e formação compartilhada.
b. Formação acadêmica, formação escolar e formação extra-escolar.
c. Formação educacional e formação acadêmica.
d. Formação escolar e formação pedagógica.
e. Formação continuada, formação educacional, formação cultural e formação organizacional.

Mais conteúdos dessa disciplina