Logo Passei Direto
Buscar
José e Pedro são irmãos e Maria é filha do primeiro (José). Ao longo dos anos, Maria e Pedro passaram a viver juntos como se casados fossem. Diante do caso concreto, pode-se afirmar que a relação entre Maria e Pedro é

a) uma união estável presumida.
b) um concubinato.
c) um casamento putativo.
d) um contrato de fato.
e) uma união estável.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para analisar a situação apresentada, precisamos entender os conceitos de união estável, concubinato, casamento putativo e outros termos mencionados. 1. União estável: É uma relação duradoura entre duas pessoas com o objetivo de constituição de família, reconhecida legalmente. 2. Concubinato: Refere-se a uma relação de convivência entre pessoas que não têm a intenção de se casar, mas que vivem como se fossem um casal. 3. Casamento putativo: É aquele que é considerado válido por uma das partes, mesmo que não tenha sido realizado de forma legalmente correta. 4. Contrato de fato: Não é um termo jurídico amplamente reconhecido no contexto de relações familiares. No caso apresentado, Maria e Pedro vivem juntos como se casados fossem, o que sugere uma intenção de constituir uma família. No entanto, como eles são irmãos por parte de pai (José), isso pode complicar a situação, pois a lei proíbe o casamento entre parentes diretos. Diante disso, a relação entre Maria e Pedro, que vivem juntos como se casados, mas que não podem formalizar um casamento devido à relação de parentesco, se encaixa melhor na definição de concubinato, já que eles não podem ter uma união estável formalizada devido à proibição legal. Portanto, a alternativa correta é: b) um concubinato.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Diante do caso apresentado, em que Maria e Pedro passaram a viver juntos como se casados fossem, é possível identificar que estão configurando uma união estável. A união estável é caracterizada pela convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituir família, conforme estabelece a legislação brasileira. Portanto, a alternativa correta é: e) uma união estável.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Talita Pontes

há 11 meses

B

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A obrigação alimentar não é perpétua, sendo certo que a legislação brasileira prevê causas de extinção. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente causas extintivas da obrigação alimentar.

Não é causa de extinção da obrigação alimentar quando o alimentando:

I. Casamento.

II. Constituição de união estável.

III. Constituição de concubinato.

IV. Prisão do alimentante por inadimplemento da pensão.

a) I, III
b) I, II, III
c) I, IV
d) I, III, IV
e) II, III, IV

Mais conteúdos dessa disciplina