Logo Passei Direto
Buscar

Química

UNIASSELVI
Uma pessoa usou 12 g de sacarose (C12H22O11) para adoçar seu cafezinho. O volume de cafezinho adoçado na xícara foi de 80 mL. Qual foi a concentração da sacarose nesse cafezinho? A) 25 g/L. B) 0,15 g/L. C) 150 g/L. D) 1,8 g/L.
User badge image
Jeferson Rezende Madalena

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para calcular a concentração da sacarose no cafezinho, precisamos usar a fórmula da concentração em g/L: \[ \text{Concentração (g/L)} = \frac{\text{massa (g)}}{\text{volume (L)}} \] Primeiro, vamos converter o volume de 80 mL para litros: \[ 80 \, \text{mL} = 0,080 \, \text{L} \] Agora, substituímos os valores na fórmula: \[ \text{Concentração} = \frac{12 \, \text{g}}{0,080 \, \text{L}} \] Calculando: \[ \text{Concentração} = 150 \, \text{g/L} \] Portanto, a alternativa correta é: C) 150 g/L.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para calcular a concentração da sacarose no cafezinho, precisamos usar a fórmula da concentração em massa por volume: \[ C = \frac{m}{V} \] Onde: - C é a concentração em g/L - m é a massa da substância (em gramas) - V é o volume da solução (em litros) Neste caso, a massa da sacarose é 12 g e o volume do cafezinho é 80 mL, que corresponde a 0,08 L. Substituindo na fórmula: \[ C = \frac{12 g}{0,08 L} \] \[ C = 150 g/L \] Portanto, a concentração da sacarose nesse cafezinho é de 150 g/L, o que corresponde à alternativa C) 150 g/L.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE, 2005) I- A utilização da fórmula para a concentração molar, C = n/V (onde C = concentração molar; n = quantidade de matéria e V = volume da solução), não implica a aprendizagem do conceito de concentração molar. PORQUE A aprendizagem do conceito de concentração molar envolve sua aplicação a diferentes fenômenos, a compreensão de sua relação com objetos do mundo físico e de sua relação com outros conceitos químicos. Analisando essas afirmacoes, conclui-se que:
a) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
b) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
d) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

A teoria de Niels Bohr, ao desenvolver um modelo atômico, considera elétrons que saltam entre órbitas energéticas. A respeito dessa teoria, assinale a alternativa INCORRETA:
A A matéria é constituída por pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis, denominadas átomos.
B Cada órbita possui energia constante, estacionária. Os elétrons que estiverem nas órbitas mais afastadas do núcleo serão mais energéticos.
C O núcleo é positivo e as órbitas são regiões específicas disponíveis para acomodar os elétrons, de carga negativa, as chamadas camadas eletrônicas ou níveis de energia.
D Absorvendo certa quantidade de energia. Voltando à sua órbita original, perde a mesma quantidade de energia, na forma de luz (ondas eletromagnéticas).

O rótulo de um frasco diz que ele contém uma solução 1,5 molar de NaI em água. O que isso significa?
A) 1,5 mol de NaI/ quilograma de água.
B) 1,5 mol de NaI/ litro de solução.
C) 1,5 mol de NaI/ quilograma de solução.
D) 1,5 mol de NaI/ litro de água.

Um dos processos químicos industriais mais importantes que existem é a produção de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio. Esse processo ocorre a altas temperaturas e pressões (>450 ºC e 200 atm) e pode ser representado pela seguinte reação: N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g). Calcule a quantidade (em gramas) de N2 necessário para conseguir 5,0 mol de NH3 e a quantidade (em mol) de NH3 obtido a partir de 2,0 mol H2 e assinale a alternativa CORRETA:
Dados: 1 mol de N = 14 g, 1 mol de H = 1 g.
A 70,0 g de N2 e 13,3 mol de NH3.
B 170,0 g de N2 e 1,3 mol de NH3.
C 70,0 g de N2 e 1,3 mol de NH3.
D 170,0 g de N2 e 7,0 mol de NH3.

São átomos de um mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número atômico (Z) e diferentes números de massa atômica (A). A que o exposto se refere?
A Isótopos.
B Isoeletrônicos.
C Isótonos.
D Isóbaros.

Os ácidos podem ser classificados de acordo com vários critérios estipulados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), como quanto ao número de hidrogênios ionizáveis, quanto ao número de elementos diferentes, quanto à presença ou ausência de oxigênio e quanto à força.
Com relação às classificações dos ácidos, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Ternários são ácidos que apresentam três hidrogênios ionizáveis.
II- Tetrácidos são ácidos que apresentam quatro hidrogênios ionizáveis.
III- Quanto à força, o único hidrácido moderado é o ácido fluorídrico.
IV- Ácidos binários apresentam dois elementos diferentes em sua composição.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

(ENADE, 2011) Uma indústria química de ácidos utiliza ácido sulfúrico, H2SO4, comprado na forma de solução concentrada 96 cg/g e densidade 1,84 g/mL, a 20 ºC. Considerando a utilização dessa solução por essa indústria para o preparo de soluções diluídas de H2SO4, analise as afirmações a seguir. I- No rótulo dos frascos comprados pela indústria, seria correto estar escrito 96%. II- A 20 ºC, na preparação de 250 L de solução de H2SO4, de concentração 150 g/L, seriam necessários, aproximadamente, 21 L da solução comprada pela indústria. III- As concentrações em quantidade de matéria das soluções diluídas preparadas pela indústria devem ser registradas, nos respectivos rótulos, com a unidade g/L. É CORRETO o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I.
c) I e II.
d) II e III.

Um fenômeno físico é aquele que não altera a constituição íntima da matéria, como as mudanças de estado físico. Já um fenômeno químico é aquele que altera a constituição íntima da matéria, como as reações químicas. Deste modo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Todo fenômeno químico corresponde a uma reação química que pode ser representada por uma equação química. PORQUE II- A reação química é a representação gráfica de uma equação química, onde são apresentados os reagentes (à esquerda) e os produtos (à direita). Assinale a alternativa CORRETA:
A Ambas as asserções são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo a II uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, no entanto a II não é justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina