Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE 2011) A Figura abaixo mostra uma rede de fluxo, solução gráfica do problema de fluxo permanente 2D, ao redor de uma cortina impermeável em uma camada de solo isotrópico e homogêneo. A rede é constituída por 5 linhas de fluxo e 11 linhas equipotenciais, com o nível de referência (NR) coincidindo com a posição da linha equipotencial mínima (nível d’água NA2). Qual o valor da carga hidráulica total H no ponto A situado na profundidade 1,40 m abaixo do NR?

(a) 0,20 m.
(b) 0,36 m.
(c) 1,40 m.
(d) 1,76 m.
(e) 5,76 m.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para determinar o valor da carga hidráulica total \( H \) no ponto A, precisamos considerar a definição de carga hidráulica, que é dada pela soma da altura piezométrica e da pressão hidrostática. A carga hidráulica total é expressa pela fórmula: \[ H = z + h \] onde: - \( z \) é a altura da linha equipotencial até o nível de referência (NR), - \( h \) é a pressão hidrostática, que é a profundidade do ponto A em relação ao nível d'água. Dado que o ponto A está a 1,40 m abaixo do NR, a pressão hidrostática \( h \) será igual a 1,40 m. Agora, precisamos saber qual é a altura da linha equipotencial no ponto A. Como a questão não fornece essa informação diretamente, mas sabemos que a carga hidráulica total é a soma da profundidade e da altura da linha equipotencial, podemos assumir que a linha equipotencial mínima (NR) está em 0 m. Assim, a carga hidráulica total \( H \) no ponto A será: \[ H = 0 + 1,40 = 1,40 \, m \] Portanto, a alternativa correta é: (c) 1,40 m.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para determinar o valor da carga hidráulica total H no ponto A, situado a 1,40 m abaixo do nível de referência (NR), é necessário analisar a rede de fluxo apresentada na figura e considerar os conceitos de linhas de fluxo e linhas equipotenciais. Como não temos acesso à figura mencionada na questão, não é possível realizar a análise necessária para determinar o valor da carga hidráulica total H no ponto A. Recomendo que você consulte a figura fornecida na questão para identificar as linhas de fluxo e equipotenciais e assim calcular a carga hidráulica total H no ponto A. Portanto, a resposta correta para esta questão é: você precisa consultar a figura fornecida na questão para determinar o valor da carga hidráulica total H no ponto A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina