Logo Passei Direto
Buscar
Em decorrência a muitas discussões e reflexões, a fitoterapia foi inserida no Sistema Único de Saúde. Foram essas reflexões que elaboraram as políticas públicas relacionadas às práticas complementares atuais. E essa regulamentação garante o acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos em nosso País. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Em 2006, foram incluídas na PNPIC: a Fitoterapia, a Homeopatia, a Medicina Tradicional chinesa, o Termalismo/Crenoterapia e a Medicina Antroposófica; ( ) Em 2008 foi instituído o Programa nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; ( ) As diretrizes abordadas pelas PNPIC, promove o uso racional de plantas medicinais e dos fitoterápicos no SUS; ( ) A Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS) foi publicada em 2009, uma lista composta por 71 espécies de vegetais, e todas tinham seus resultados comprovados; ( ) A lista do RENISUS foi atualizada em 2018 com a inclusão de 12 medicamentos: Alcachofra, aroeira, babosa, cáscara-sagrada, espinheira-santa, garra-do-diabo, guaco, hortelã, isoflavona-de-soja, plantago, salgueiro e unha-de-gato. Assinale a alternativa correta: a. V - V - V - V - V. b. V - F - V - F - V. c. F - F - V - V - V. d. V - V - V - F - V. e. V - V - V - V - F.
User badge image
Antonio Leal Filho

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a fitoterapia e as políticas públicas relacionadas: ( ) Em 2006, foram incluídas na PNPIC: a Fitoterapia, a Homeopatia, a Medicina Tradicional chinesa, o Termalismo/Crenoterapia e a Medicina Antroposófica. É verdadeira (V). Essas práticas foram realmente incluídas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2006. ( ) Em 2008 foi instituído o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. É verdadeira (V). O programa foi realmente instituído em 2008. ( ) As diretrizes abordadas pelas PNPIC promovem o uso racional de plantas medicinais e dos fitoterápicos no SUS. É verdadeira (V). As diretrizes visam promover o uso seguro e racional dessas práticas no Sistema Único de Saúde. ( ) A Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS) foi publicada em 2009, uma lista composta por 71 espécies de vegetais, e todas tinham seus resultados comprovados. É falsa (F). Embora a RENISUS tenha sido publicada em 2009, nem todas as espécies listadas tinham seus resultados comprovados. ( ) A lista do RENISUS foi atualizada em 2018 com a inclusão de 12 medicamentos: Alcachofra, aroeira, babosa, cáscara-sagrada, espinheira-santa, garra-do-diabo, guaco, hortelã, isoflavona-de-soja, plantago, salgueiro e unha-de-gato. É verdadeira (V). Essa atualização realmente ocorreu em 2018. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F - V. A alternativa correta é: d) V - V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação: ( ) Em 2006, foram incluídas na PNPIC: a Fitoterapia, a Homeopatia, a Medicina Tradicional chinesa, o Termalismo/Crenoterapia e a Medicina Antroposófica. Esta afirmação é verdadeira, pois em 2006 essas práticas foram incluídas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). ( ) Em 2008 foi instituído o Programa nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Esta afirmação é falsa, pois o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foram instituídos em 2006. ( ) As diretrizes abordadas pelas PNPIC promovem o uso racional de plantas medicinais e dos fitoterápicos no SUS. Esta afirmação é verdadeira, pois uma das principais diretrizes da PNPIC é promover o uso racional e seguro de plantas medicinais e fitoterápicos no Sistema Único de Saúde. ( ) A Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS) foi publicada em 2009, uma lista composta por 71 espécies de vegetais, e todas tinham seus resultados comprovados. Esta afirmação é falsa, pois a RENISUS foi publicada em 2009, mas nem todas as plantas listadas tinham seus resultados comprovados na época. ( ) A lista do RENISUS foi atualizada em 2018 com a inclusão de 12 medicamentos: Alcachofra, aroeira, babosa, cáscara-sagrada, espinheira-santa, garra-do-diabo, guaco, hortelã, isoflavona-de-soja, plantago, salgueiro e unha-de-gato. Esta afirmação é verdadeira, pois em 2018 a lista do RENISUS foi atualizada com a inclusão desses 12 medicamentos. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F - V, correspondente à alternativa b. V - F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O SUS considera a utilização dos fitoterápicos aliados à medicina tradicional. Levando em conta de devemos saber a indicação dos fitoterápicos, de acordo com o seu conhecimento adquirido na unidade, assinale a alternativa que corresponda corretamente sobre a hortelã e a aroeira:
a. A hortelã facilita a digestão pela eliminação de gases. Já a aroeira é indicada para o tratamento de doenças cardiovasculares; b. A hortelã pode ser indicada tanto para doenças respiratórias, quanto para doenças gastrointestinais. Já a aroeira, dentro de seus inúmeros benefícios, é um excelente cicatrizante. c. A hortelã, por possuir propriedades expectorantes, é utilizada apenas para o tratamento de doenças respiratórias. E a aroeira é indicada para tratar vaginose bacteriana, por possuir propriedades anti-inflamatórias; d. A hortelã facilita a digestão pela eliminação de gases. Já a aroeira é indicada para o tratamento de psoríase. e. A hortelã é indicada para o tratamento de anorexia. Já a aroeira é indicada para o tratamento de cervicites;
a. A hortelã facilita a digestão pela eliminação de gases. Já a aroeira é indicada para o tratamento de doenças cardiovasculares.
b. A hortelã pode ser indicada tanto para doenças respiratórias, quanto para doenças gastrointestinais. Já a aroeira, dentro de seus inúmeros benefícios, é um excelente cicatrizante.
c. A hortelã, por possuir propriedades expectorantes, é utilizada apenas para o tratamento de doenças respiratórias. E a aroeira é indicada para tratar vaginose bacteriana, por possuir propriedades anti-inflamatórias.
d. A hortelã facilita a digestão pela eliminação de gases. Já a aroeira é indicada para o tratamento de psoríase.
e. A hortelã é indicada para o tratamento de anorexia. Já a aroeira é indicada para o tratamento de cervicites.

Mais conteúdos dessa disciplina