Logo Passei Direto
Buscar
10 - Leia o trecho a seguir. "[...] O toyotismo é um estágio superior de racionalização do trabalho, que não rompe, a rigor, com a lógica do taylorismo e fordismo (é por isso que alguns autores, como Aglieta e Palloix, o denominam de “neofordismo”). Entretanto, no campo da gestão da força de trabalho, o toyotismo realiza um salto qualitativo na captura da subjetividade do trabalho pelo capital [...]” (ALVES, 2003, p. 4). No que diz respeito ao Toyotismo e a relação como trabalhador, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo estimulava a qualificação do trabalhador. II. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo usava da divisão do trabalho nas tarefas. III. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo admitia e criava os meios para o emprego vitalício. IV. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo estimulava a promoção clara e transparente do trabalhador. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmativas.

User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o Toyotismo e sua relação com o trabalhador: I. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo estimulava a qualificação do trabalhador. É verdadeira (V). O Toyotismo valoriza a qualificação e o envolvimento dos trabalhadores, promovendo a polivalência e a melhoria contínua. II. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo usava da divisão do trabalho nas tarefas. É falsa (F). Embora o Toyotismo utilize a divisão do trabalho, ele a faz de maneira diferente do Fordismo, que tinha uma divisão de trabalho mais rígida e especializada. O Toyotismo busca uma maior flexibilidade e envolvimento do trabalhador. III. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo admitia e criava os meios para o emprego vitalício. É falsa (F). O Toyotismo não necessariamente garante emprego vitalício, ao contrário do que era mais comum no Fordismo, que buscava estabilidade para os trabalhadores. IV. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo estimulava a promoção clara e transparente do trabalhador. É verdadeira (V). O Toyotismo promove a transparência e a meritocracia nas promoções, ao contrário do modelo mais rígido do Fordismo. Portanto, a sequência correta das afirmativas é: V - F - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência correta é: a) V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa sobre o Toyotismo em relação ao trabalhador: I. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo estimulava a qualificação do trabalhador. Verdadeiro (V). O Toyotismo valoriza a qualificação e a participação ativa dos trabalhadores no processo produtivo, incentivando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. II. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo usava da divisão do trabalho nas tarefas. Falso (F). O Toyotismo busca a integração e flexibilidade das tarefas, promovendo a polivalência e a colaboração entre os trabalhadores, ao contrário da divisão rígida do Fordismo. III. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo admitia e criava os meios para o emprego vitalício. Falso (F). O Toyotismo introduziu práticas como o just-in-time e a terceirização, que impactaram a estabilidade no emprego, afastando-se do modelo de emprego vitalício do Fordismo. IV. ( ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo estimulava a promoção clara e transparente do trabalhador. Falso (F). O Toyotismo valoriza mais a colaboração em equipe e a melhoria contínua do processo produtivo do que a promoção individual clara e transparente como no Fordismo. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: a) V - F - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

06 - Zilbovicius (1999) esclarece que um novo modelo teórico de sistema produtivo, geralmente, aparece como solução para as mudanças mercadológicas com as quais as empresas se deparam, ou seja, pressões da economia, sociedade e tecnológicas fazem que novas adoções sejam necessárias, pois a usual do momento não agrega mais valor ou não soluciona novos problemas. A partir do conteúdo apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As evoluções industriais aconteceram embasadas apenas pela criação e desenvolvimento de máquinas e novas formas de automação Porque II. As evoluções industriais aconteceram concomitantemente ao aumento da complexidade da economia mundial. A seguir, assinale a alternativa correta.

07 - Leia o trecho a seguir. "[...] modelo em que as organizações utilizam tecnologia externa, soluções, capital de conhecimento e recursos em seus processos de inovação. As organizações irão associar diversos atores em um ecossistema para desenvolver conjuntamente novas plataformas e aplicações, melhorar as operações básicas ou expandir para novos mercados. Este conceito permite que as empresas olhem além de suas paredes para trazer ideias de forma mais rápida e também economizar tempo e dinheiro [...]". Assinale a alternativa que indica o conceito de inovação descrito no trecho supracitado.

Mais conteúdos dessa disciplina